“Ministro não é suspeito coisa nenhuma”, diz Ayres Britto sobre Moraes

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, afirmou em entrevista à CNN neste domingo (23) que o ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, “não é suspeito coisa nenhuma” de julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por participação na suposta trama golpista. O julgamento ocorre na próxima terça-feira (25) e quarta-feira (26).

“Entendo que objetivamente, pela análise dos dados de que disponho, o ministro não é suspeito coisa nenhuma, ele tem condições plenas de atuar como relator como figura central do processo e emitir seus juízos técnicos sem nenhum comprometimento de ordem técnica do processo em si”, disse o ministro aposentado.

Ayres Britto ainda ressaltou a experiência e a competência de Moraes: “É um ministro tarimbado, conhecido pelos cargos anteriores de que foi titular e conduz as coisas com, digamos, com tecnicidade, com objetividade, com isenção”.

Ele também enfatizou que sua avaliação é baseada em um juízo “estritamente pessoal e técnico” da atuação de Alexandre de Moraes.

Na última quinta-feira (20), o STF decidiu que os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin estão aptos a analisar a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Moraes, tido como uma potencial vítima do caso, é suspeito para a defesa do general Walter Souza Braga Netto, que será um dos julgados nesta semana, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo os advogados de Braga Netto, o relator não é vítima no caso, no entanto, segundo a denúncia da PGR e o relatório da Polícia Federal (PF), houve uma tentativa de golpe com um plano para matar o magistrado, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Por isso, a defesa afirma que Moraes não deveria julgar o caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ministro não é suspeito coisa nenhuma”, diz Ayres Britto sobre Moraes no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Brasil vence Espanha e garante vaga na final do Mundial Feminino de Futsal

A Seleção está na final da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal. Nesta sexta-feira (5), Amandinha e Ana Luíza comandaram a equipe brasileira na...

Família bate recorde ao montar 621 árvores de natal em casa na Alemanha

Uma casa em Rinteln, no estado da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha, esconde uma alegre e vibrante surpresa natalina atrás de suas paredes. A...

Polícia prende PM suspeito de matar sobrinho-neto em Itaguaí (RJ)

Policiais civis da DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense) prenderam, nesta sexta-feira (5), o policial militar apontado como assassino do próprio sobrinho-neto, Kaik...