Moraes vota para manter ex-assessor do GSI como réu por incitar o golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, nesta sexta-feira (21), o coronel da reserva José Plácido Matias dos Santos, condenado pela Justiça Militar a quatro meses de detenção, em regime aberto, por incitar a insubordinação do Exército ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A investigação se iniciou em decorrência de uma publicação feita por ele, em 8 de janeiro de 2023, quando se dirigiu ao então comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, afirmando que “o Brasil e o Exército esperam que o senhor cumpra seu dever de não submeter às ordens do maior ladrão da humanidade”.

Matias, entretanto, foi beneficiado pela chamada “suspensão condicional da pena”, uma vez que a dosimetria foi inferior a dois anos e ele não é reincidente em crime doloso.

Na época em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o coronel, a defesa entrou com um pedido de rejeição, alegando a existência de erro material no recebimento da denúncia pelos crimes apontados e solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes, de julgá-lo.

Moraes, que é o relator do caso, votou nessa sexta por não acatar os pedidos da defesa do coronel e mantê-lo como réu.

Os outros ministros têm até a próxima sexta-feira (28) para votar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes vota para manter ex-assessor do GSI como réu por incitar o golpe no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

A farsa Bocalom: idosas sofrem sob chuva em ponto de ônibus abandonado e comunidade se revolta

Um vídeo gravado por um morador do Bairro Santa Inês no segundo distrito de Rio Branco, mostra na prática o caos na mobilidade urbana...

Carrascal e Plata rompem amizade após briga por mulher em festa

Jogadores do Flamengo, Jorge Carrascal e Gonzalo Plata romperam a amizade fora dos gramados. O motivo do afastamento seria que um dos atletas teria...

Cruzeiro x Botafogo: saiba onde assistir ao jogo do Brasileirão

O Mineirão recebe, nesta quinta-feira (4/12), a partida que encerra a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Botafogo entram em campo às 19h30...