Moraes vota para manter ex-assessor do GSI como réu por incitar o golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, nesta sexta-feira (21), o coronel da reserva José Plácido Matias dos Santos, condenado pela Justiça Militar a quatro meses de detenção, em regime aberto, por incitar a insubordinação do Exército ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A investigação se iniciou em decorrência de uma publicação feita por ele, em 8 de janeiro de 2023, quando se dirigiu ao então comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, afirmando que “o Brasil e o Exército esperam que o senhor cumpra seu dever de não submeter às ordens do maior ladrão da humanidade”.

Matias, entretanto, foi beneficiado pela chamada “suspensão condicional da pena”, uma vez que a dosimetria foi inferior a dois anos e ele não é reincidente em crime doloso.

Na época em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o coronel, a defesa entrou com um pedido de rejeição, alegando a existência de erro material no recebimento da denúncia pelos crimes apontados e solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes, de julgá-lo.

Moraes, que é o relator do caso, votou nessa sexta por não acatar os pedidos da defesa do coronel e mantê-lo como réu.

Os outros ministros têm até a próxima sexta-feira (28) para votar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes vota para manter ex-assessor do GSI como réu por incitar o golpe no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Manifestantes protestam contra operação de Trump em Chicago

Milhares de manifestantes lotaram as ruas próximas ao centro de Chicago nesta segunda-feira (1º), agitando cartazes em protesto contra as ameaças do presidente dos Estados Unidos,...

Após anúncio de saída, mulher de William Bonner faz homenagem

Natasha Dantas, 55, mulher do jornalista William Bonner, 61, prestou homenagem ao apresentador, nesta segunda-feira (1º), após ele anunciar saída da bancada do “Jornal...

Alckmin compara situação de Lula e Bolsonaro: “Nunca se tentou sanções”

Em entrevista à CNN, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), comparou as situações vividas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair...