Mutirão para negociação de dívidas bancárias começa neste sábado

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa a partir deste sábado (1º/3). A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Os consumidores têm até 31 de março para renegociar dívidas bancárias com as instituições financeiras.

O mutirão é uma das iniciativas presentes no acordo de cooperação entre Febraban e o Banco Central que visam desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco da população.

A iniciativa envolve mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras. Na última edição do mutirão, realizada em novembro de 2024, os bancos repactuaram 1.750.038 contratos.

Confira algumas das formas de renegociar:

  • parcelamento;
  • descontos no valor da dívida; e
  • taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

Que tipo de débitos podem ser negociados?

  • dívidas no cartão de crédito;
  • cheque especial;
  • crédito consignado; e
  • demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras.

Para verificar se há pendências financeiras em bancos, basta acessar o Registrato — sistema do BC — e consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas com as instituições financeiras.

Onde negociar?

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.Gov.Br. Vale lembrar que é preciso ter conta prata ou ouro no site do governo federal.

Clique aqui para conferir a lista de bancos participantes do mutirão.



Fonte: Metrópoles

Comissário da UE diz que negociam com os EUA para acordo antes de prazo

O comissário de Economia e Produtividade da União Europeia (UE), Valdis Dombrovskis, afirmou que as negociações comerciais entre o bloco e os Estados Unidos...

Irmã de Bruna Biancardi mostra registros do parto de Mel: “Chegou doce”

A influenciadora Bianca Biancardi, 28, postou novos registros do parto de sua irmã, Bruna Biancardi, 31, que deu à luz Mel no último domingo...

Premiação do Mundial: saiba quanto os brasileiros vão pagar em impostos

O novo formato do Mundial de Clubes vem chamando a atenção não só pelas emoções nos gramados, mas também pelos valores exorbitantes de premiação...