“Não havia qualquer prova”, diz Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou, nesta quinta-feira (27), o pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação por fraude no cartão de vacinação contra a Covid-19.

“Hoje, a própria Procuradoria-Geral da República pediu o arquivamento do inquérito dos cartões de vacina. Depois de meses de manchetes, prisões arbitrárias, buscas e espetáculos, admitiram o óbvio: não havia qualquer prova contra mim”, disse Bolsonaro no X (antigo Twitter).

“O inquérito era frágil desde o início, mas serviu ao seu verdadeiro propósito: abrir caminho para dezenas de operações de pesca probatória, prender aliados de forma ilegal e abusiva, e tentar forçar meus ex-assessores a me implicar com mentiras”, prosseguiu.

A decisão também foi comemorada pelo advogado Paulo Cunha Bueno, que faz parte da defesa do ex-presidente.

Há um ano, a Polícia Federal concluiu que o ex-presidente cometeu os crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos.

Porém, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, embora o tenente-coronel Mauro Cid tenha dito em sua delação premiada que Bolsonaro ordenou a ele que inserisse dados falsos de vacinação, não há provas que corroborem sua versão.

“Somente o colaborador afirmou que o presidente lhe determinara a realização do ato”, afirmou o procurador-geral. Gonet lembra que a lei ‘proíbe o recebimento de denúncia que se fundamente ‘apenas nas declarações do colaborador’”, citou.

“Daí a jurisprudência da Corte exigir que a informação do colaborador seja ratificada por outras provas, a fim de que a denúncia seja apresentada”, sustentou o procurador-geral. Cabe agora ao ministro Alexandre de Moraes analisar o indiciamento da PF, o parecer da PGR e decidir se arquiva ou não a investigação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Não havia qualquer prova”, diz Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vale Tudo: Afonso ganha um bom motivo para enfrentar leucemia.Veja qual!

Nos próximos capítulos de “Vale Tudo”, da Globo, uma reviravolta acontecerá na vida de Afonso (Humberto Carrão). Após receber o diagnóstico de leucemia, o...

Leo ganha guarda de Sofia após morte de Abel em ‘Dona de Mim’

Nos próximos capítulos da novela “Dona de Mim”, da Globo, Leo (Clara Moneke) tomará uma decisão que mudará completamente o destino de Sofia (Elis...

Plantão! Mercúrio Retrógrado traz seu ex de volta hoje; Deus me livre ou quem me dera?

Todo mundo já ouviu falar no Mercúrio Retrógrado, né?! É o movimento planetário mais famoso do mundo da Astrologia, que costuma trazer de volta...