Negociações no Congresso sobre PEC da Segurança ficam para abril

As conversas e negociações em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deverão ser intensificadas pelo governo federal com o Congresso Nacional apenas depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e ao Vietnã. Ou seja, a partir de abril.

A intenção era se aprofundar no diálogo nesta semana, mas a PEC acabou ficando em segundo plano nas prioridades do governo diante da necessidade da aprovação do Orçamento de 2025, o que aconteceu nesta quinta (20).

Outro fator que jogou adiante as discussões sobre a PEC com líderes parlamentares é a previsão de os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajarem com Lula e ministros na comitiva para a Ásia.

O embarque para o Japão está previsto para este sábado (22). A agenda no continente asiático deve durar uma semana.

Na semana passada, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmaram que acordariam com Hugo, Alcolumbre e líderes partidários a melhor data para envio do texto da PEC ao Congresso.

A proposta busca instituir uma espécie de Sistema Único de Saúde (SUS) da segurança pública, segundo Lewandowski, e dar mais poderes às guardas municipais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Negociações no Congresso sobre PEC da Segurança ficam para abril no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Leão XIV celebra nesta sexta-feira (9) primeira missa como papa

O recém-eleito papa Leão XIV celebra, nesta sexta-feira (9), sua primeira missa como pontífice. A cerimônia será realizada às 11h (horário local), 6h da...

Após desconforto, entenda o que aconteceu com Ilze Scamparini

Mesmo sendo uma das especialistas em papa e Vaticano no jornalismo da TV Globo, Ilze Scamparini, 66, se ausentou do anúncio desta quinta-feira (8)...

GV San José 1 x 0 Fluminense: os melhores momentos do jogo da Sul-Americana

O GV San José venceu o Fluminense por 1 a 0 na noite de quinta-feira (8) no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pela...