Normalizar relação com os EUA depende da retirada de sanções, diz Rússia

A Rússia disse nesta terça-feira (4) que qualquer normalização das relações com os Estados Unidos exigiria a retirada das sanções contra Moscou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, estava respondendo a uma pergunta sobre uma reportagem da Reuters que dizia que os Estados Unidos estão elaborando um plano para potencialmente dar alívio às sanções à Rússia, já que o presidente Donald Trump busca restaurar os laços com Moscou e parar a guerra na Ucrânia.

“Provavelmente é muito cedo para dizer qualquer coisa. Não ouvimos nenhuma declaração oficial, mas, de qualquer forma, nossa atitude em relação às sanções é bem conhecida, nós as consideramos ilegais”, disse Peskov.

“E, claro, se falamos sobre normalizar as relações bilaterais, elas precisam ser libertadas desse fardo negativo das chamadas sanções.”

Os EUA e outros países ocidentais impuseram ondas de sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia.

A reportagem da Reuters citou uma autoridade dos EUA e outra pessoa familiarizada com o assunto dizendo que a Casa Branca pediu aos departamentos de Estado e do Tesouro que elaborassem uma lista de sanções que poderiam ser amenizadas para que autoridades dos EUA discutissem com representantes russos nos próximos dias.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Normalizar relação com os EUA depende da retirada de sanções, diz Rússia no site CNN Brasil.

Quer aprender Libras? Plataforma oferece curso on-line e gratuito

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental para a inclusão social e a acessibilidade de milhões de pessoas surdas no Brasil. Para quem quer...

Dia dos Pais: veja ideias de frases para deixar a data ainda mais especial

O Dia dos Pais está chegando e pode ser uma ocasião perfeita para expressar todo o carinho e gratidão que você sente por sua...

Dia dos Pais: confira os famosos que vão comemorar a data pela primeira vez

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo (10) e para muitos, a data será ainda mais especial por se tratar da primeira comemoração...