Nova presidente do STM apela a Lula: “Peço que indique uma mulher”

Única mulher na composição do Superior Tribunal Militar (STM), a ministra Maria Elizabeth Rocha fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele considere a diversidade de gênero na hora de indicar um nome à Corte.

O STM prevê a abertura de uma vaga a partir de abril, devido à aposentadoria compulsória do atual vice-presidente, ministro José Coêlho Ferreira, que está em vias de completar 75 anos.

“Eu estou aqui pedindo, clamando ao presidente, que indique uma mulher, para que eu tenha uma companheira ao meu lado que possa, junto comigo, defender as questões de gênero”, disse Maria Elizabeth ao CNN Entrevistas.

“Muitas vezes, por eu ser a única na Corte, minha voz é pouco ouvida. Mas eu não me rendo à homogeneidade, eu sou a voz da diferença e quero ser heterogênea”, continuou ela, que toma posse como presidente em 12 de março.

Maria Elizabeth quebrou uma tradição de 200 anos apenas com homens na composição do STM. Ela foi a primeira mulher presidente da Corte, em um mandato-tampão entre 2014 e 2015. Agora, assume oficialmente o cargo para o biênio 2025-2027.

“Procuro falar pelas minorias que ainda não têm voz dentro dos espaços de poder. Ter uma mulher no STM seria uma grande vitória, principalmente depois que eu assumir a presidência. Eu adoraria empossar uma mulher”, projeta a ministra.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova presidente do STM apela a Lula: “Peço que indique uma mulher” no site CNN Brasil.

Preta Gil: por que casos de câncer de intestino crescem entre jovens

A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos, nesse domingo (20/7), vítima das complicações ligadas a um câncer de intestino. A filha de Gilberto...

Moraes atualiza cautelares e alerta: Bolsonaro pode ser preso se der entrevista em redes sociais

Nesta segunda-feira, 21, ministro Alexandre de Moraes assinou despacho reforçando os limites da medida cautelar que proíbe o ex-presidente Jair Bolsonaro de utilizar redes...

“Enem dos Professores”: saiba quem pode fazer a prova

A PND (Prova Nacional Docente), também chamada de “Enem dos Professores”, será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro. Como o...