Nunes celebra aprovação de Polícia Municipal e gestão descarta custo extra

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comemorou a aprovação da mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para Polícia Municipal. Para ele, a decisão reforça o caminho escolhido para a cidade, por mais segurança.

“A aprovação do projeto que altera o nome da GCM para Polícia Municipal é o reconhecimento dos nossos valorosos policiais municipais, que dão as suas vidas para proteger a todos nós. Essa decisão reflete a vontade da população e reforça o caminho que escolhemos, de mais segurança”, afirmou.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a mudança de nome, brazão e identidade visual de viaturas e fardas não vai causar custos aos cofres públicos da cidade.

Em nota enviada à CNN, a secretaria de comunicação afirma que “a mudança não causará impacto orçamentário para a Prefeitura, porque as viaturas, por exemplo, operam sob contrato de locação e eventuais ajustes de layout não gerarão custos adicionais. Além disso, a mudança nos uniformes será feita de forma gradual, assim como os demais itens de comunicação visual”.

A mudança na GCM foi anunciada e defendida por Ricardo Nunes ainda em fevereiro, um dia depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as Guardas Municipais têm condições de atuar em policiamento ostensivo e realizar prisões em flagrante.

Essa mesma decisão do ministro do STF Luiz Fux, que respalda, segundo o prefeito, a mudança na GCM, também trata do conflito de competência com as demais forças de segurança. Ele destacou que as GCMs devem cooperar com as polícias, sem se sobrepor a elas.

Ricardo Nunes afirma que a decisão cria “segurança jurídica” para efetuar as mudanças na guarda, que agora passa a se chamar Polícia Municipal. As primeiras viaturas já começaram a ter os novos adesivos e emblemas instalados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nunes celebra aprovação de Polícia Municipal e gestão descarta custo extra no site CNN Brasil.

CPMI do INSS marca novos depoimentos para esta segunda-feira (9)

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS agendou para às 16 horas, desta segunda-feira (9), os depoimentos do deputado estadual pelo Maranhão...

IA prevê idade cerebral e risco de câncer com ressonância magnética

Pesquisadores do Mass General Brigham, em Boston, nos Estados Unidos,  desenvolveram o BrainIAC, um novo modelo de fundação de inteligência artificial voltado para a...

Pesquisadores descobrem maneira de retardar perda de memória no Alzheimer

Uma nova pesquisa do Laboratório Cold Spring Harbor, em Nova York, nos Estados Unidos, identificou um caminho para reduzir a perda de memória e...