Nutróloga revela 17 benefícios da cúrcuma para a saúde

Também chamado de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou turmérico, a cúrcuma é uma raiz com propriedades medicinais. Ela pode ser usada em pó, no preparo de carnes ou legumes, por exemplo.

A cúrcuma tem folhas longas e brilhantes, que chegam a atingir 60 centímetros, longas raízes e coloração laranja. Suas principais propriedades são a ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

“Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto”, afirma a nutróloga Marianna Magri, médica especialista em emagrecimento.

Segundo Marianna, trata-se de uma planta cheia de nutrientes: como as vitaminas C e B6, que são importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais como o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

Além disso, a cúrcuma tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol), cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e doses de proteína e fibras. Ou seja, é um superalimento.

Benefícios da cúrcuma

A Dra. Marianna Magri destaca os principais benefícios da cúrcuma para o corpo:

  1. Melhora a digestão;
  2. Ajuda na perda de peso;
  3. Combate resfriados e gripes;
  4. Evita crises de asma;
  5. Desintoxica e trata problemas de fígado;
  6. Regula a flora intestinal;
  7. Regula o colesterol;
  8. Combate o câncer;
  9. Alivia torções;

Confira os 17 benefícios no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Jovem com infecções urinárias seguidas descobre “bola de pelo” em DIU

A influenciadora estadunidense Abbie Elian, de 29 anos, passou meses com infecções urinárias recorrentes e fortes dores pélvicas. Incomodada com os sintomas persistentes, a...

Vacinação contra HPV reduz taxa de câncer até entre não vacinados

As vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) podem diminuir drasticamente a taxa de infecções que causam câncer de colo do útero, mesmo entre as...

Hungria pode demorar a voltar a ser quem era, diz médico do cantor

A equipe médica responsável pelo tratamento do cantor Hungria participou de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3/10), em Brasília, e trouxe atualizações sobre...