O Grande Debate: Diálogo Bolsonaro-Valdemar ajuda tática do PL para 2026?

A jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos e o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, discutiram, nesta terça-feira (11), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o diálogo entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ajuda a tática do PL nas eleições de 2026.

Ana Amélia defende que o contato entre Bolsonaro e Valdemar vai pavimentar os próximos passos que serão tomados pelo PL e por Bolsonaro na questão jurídica e na questão política.

“Essa conversa pessoal tem dois lados, um aspecto é a questão jurídica, como o partido vai tratar a questão do processo que envolve o ex-presidente e o 8/1. A outra questão é política, a sucessão de 2026. Bolsonaro tem insistido em relação a ele ser candidato e dito que só morto poderá designar outro candidato, como declarou textualmente. Assim, ele não abre espaço para ninguém. Essa tática é inteligente, porque na hora em que ele disser que tem um sucessor ele é esquecido, o sucessor que passa a ser a estrela desse processo, o bolsonarismo passa a ter outro líder. Isso o Bolsonaro não quer”, opinou.

Renato Meirelles considera inegável que a direita é beneficiada ao ter o presidente do PL com condições de articular com o ex-presidente da República. No entanto, avalia que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enfraquece a tese de perseguição política.

“É muito mais difícil para a direita criticar Alexandre de Moraes depois dessa decisão que favoreceu a direita. Todo o discurso da direita é que o ministro tomava decisões injustas para a direita, que perseguia Bolsonaro. Agora, o ministro tomou uma decisão favorável a Bolsonaro e a Valdemar Costa Neto. Essa notícia, só essa, é boa para a esquerda”, pontuou.

Bolsonaro e Valdemar se falaram por telefone logo após Moraes autorizar a retomada de contato entre os dois. O ex-presidente e o dirigente do PL estavam sem se falar desde fevereiro de 2024, quando foram alvos da Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal, que mirava investigados pela tentativa de golpe de estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: Diálogo Bolsonaro-Valdemar ajuda tática do PL para 2026? no site CNN Brasil.

Líderes da Câmara não chegam a consenso sobre PECs e governo ganha tempo

Líderes da Câmara dos Deputados não chegaram a um consenso sobre a votação de duas PECs (propostas de emenda à Constituição) que estavam pautadas...

Análise: Pressão de Lula deve antecipar saída do União e PP do governo

A tensão entre o presidente Lula (PT) e partidos da base aliada escalou após reunião ministerial realizada na última terça-feira (26). O momento de...

Após polêmica com Paola Carosella, mulher de Fogaça se declara ao chef

A engenheira química Carine Ludvic, 33, esposa de Henrique Fogaça, 51, fez uma declaração de amor ao chef de cozinha, nesta quarta-feira (27), após polêmica...