O Grande Debate: Direita conseguirá destravar projeto da anistia?

As deputadas federais Carol De Toni (PL-SC) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) discutiram, nesta sexta-feira (14), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a direita conseguirá destravar o projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender a medida recentemente e disse que uma das prioridades da direita, neste momento, será destravar a tramitação da proposta.

De Toni acredita que o texto será aprovado e que há um senso de injustiça em torno da não individualização das penas.

“Teve morador de rua preso por vários meses e depois solto quando descobriram que o cara estava lá só para pegar comida e não participou [dos atos]. A Débora foi presa e ficou 15 meses sem denúncia com dois filhos pequenos. Agora foi condenada a 17 anos de prisão por simplesmente pegar um batom e anotar ‘perdeu, mané’ em uma estátua”, disse a parlamentar do PL.

“Ou seja, um suposto dano que é totalmente reversível. Se a gente comparar o que aconteceu com o crime de homicídio, a pena mínima de um réu primário é de seis anos e a Débora, por fazer uma simples anotação, recebeu 17 anos, demonstra desproporcionalidade. Essa desproporcionalidade desperta nas pessoas um senso de injustiça”, prosseguiu.

Já Petrone entende que os envolvidos no 8 de Janeiro foram estimulados a invadir as sedes dos Três Poderes por conta do plano de golpe.

“A gente está falando de um relatório da Polícia Federal com mais de 800 páginas, depois a PGR [Procuradoria-Geral da República] transformou em uma denúncia que foi ofertada pelo Supremo, que agora vai ser julgada pelo e que não trata de Débora, da pessoa em situação de rua, de injustiçados, trata do ex-presidente Jair Bolsonaro que, ainda no exercício da Presidência, liderou ao lado de membros da alta cúpula das Forças Armadas, eu estou falando de Braga Netto e não de Débora, um golpe de Estado no Brasil”, opinou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: Direita conseguirá destravar projeto da anistia? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Sargento mata esposa e filha em SP; vítimas foram encontradas abraçadas

Um sargento do Exército Brasileiro, identificado como Pedro Henrique Martins dos Santos, matou a esposa e a filha no Morro Nova Cintra, em Santos, cidade...

Azul deixará de operar em 13 cidades e mais de 50 rotas “não lucrativas”

A Azul informou que deixará de operar em 53 rotas de 13 cidades “não lucrativas”, como medida para reduzir custos e atualizar o plano...

Turistas britânicos são dopados e têm R$ 110 mil roubados na Zona Sul do RJ

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram um turista britânico cambaleando na areia e caindo, na altura do Posto 9 da Praia de Ipanema,...