O Grande Debate: EUA dificultam relação diplomática com o Brasil?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta quinta-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se os Estados Unidos dificultam a relação diplomática com o Brasil.

“Trump quer fortalecer a extrema direita em todo o mundo e vai utilizar, para isso, o poderio que puder. Quem conhece e leu sobre Trump como empresário sabe que ele radicaliza ao extremo para tentar obrigar aquele com quem ele mantém relação a se ajoelhar, ou seja, ele usava o poder que ele tinha no plano empresarial para atingir até aliados. Como governante dos EUA, ele está fazendo a mesma coisa”, ponderou Cardozo.

Já Ana Amélia Lemos acredita que Donald Trump é personalista e dá importância à diplomacia presidencial.

“A presidente do México, que é de esquerda, ligou para o Trump. Não houve ainda nenhum contato pessoal do presidente Lula. Há uma diplomacia presidencial nesse aspecto e é essa que vale. O Trump tem um tipo de exercício político diferenciado, ele toma uma decisão agora e muda amanhã. Certamente não será diferente com o Brasil caso o país mude de posição em relação à questão tarifária”, opinou.

O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, teve conversas telefônicas ou encontros pessoais com representantes de pelo menos 58 países em um mês e meio de governo Donald Trump, mas deixou o Brasil fora de sua lista de contatos. O levantamento foi feito pela CNN com base em registros do Departamento de Estado.

Em janeiro, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviou uma carta a Rubio cumprimentando-o por sua nomeação. Os dois, porém, não se falaram nenhuma vez.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: EUA dificultam relação diplomática com o Brasil? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Como funciona o sistema de poder no Irã?

Os Estados Unidos estão considerando novos ataques militares contra a República Islâmica do Irã devido à repressão violenta de protestos antigovernamentais. A complexidade do sistema de governo do...

Quitéria Chagas sobre Carnaval: “O corpo fala e conta nossa história”

A uma semana do desfile oficial na Marquês de Sapucaí, o coração de Quitéria Chagas, 45, já bate no compasso do agogô de quatro...

Zelensky diz que EUA querem fim da guerra na Ucrânia até verão europeu

Os Estados Unidos querem que a Rússia e a Ucrânia encontrem uma solução para pôr fim à guerra antes do verão, disse o presidente...