O Grande Debate: Rejeição do mercado ao governo impacta a eleição de 2026?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o cineasta Josias Teófilo discutiram, nesta quarta-feira (19), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a rejeição do mercado ao governo impacta a eleição de 2026.

A reprovação do trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disparou a 58% em março e atingiu o maior patamar desde o início do governo, mostrou pesquisa da Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira.

O patamar também representa mais do que o dobro do aferido na última edição do levantamento, em dezembro do ano passado, quando atingiu 24%.

 

Cardozo defende que o mercado não define eleição.

“Se o mercado definisse eleição, eu acho que o PT não teria ganho nenhum governo até hoje no âmbito federal porque o mercado tem um perfil neoliberal, tem um perfil que evidentemente não se compatibiliza, não é com a esquerda, mas com os defensores do Estado de Direito Democrático Social”, opinou Cardozo.

“Claro, existem conjunturas das mais adversas que acontecem. Guerra aqui, guerra acolá, situações de câmbio, todo conjunto de situações que exige da parte do ministro alguma eficiência de comando. A economia no Brasil não vai mal, o desemprego não atingiu o país, pelo contrário”, prosseguiu.

Josias Teófilo entende que o poder de compra dos brasileiros é um fator que contribui para a queda de popularidade do governo Lula.

“Os alimentos só fazem subir, o preço do ovo, o preço do feijão, o preço do café, as coisas que afetam especialmente as pessoas mais pobres. A classe média, os mais ricos não são afetados tão diretamente quanto os pobres”, disse Teófilo.

“Infelizmente o PT está envolvido em uma guerra ideológica, há um discurso cada vez mais ideológico, no ministério da Cultura, da Igualdade Racial, e está ignorando os problemas mais evidentes, mais proeminentes do cidadão brasileiro. É uma coisa muito grave que está acontecendo”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: Rejeição do mercado ao governo impacta a eleição de 2026? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Professor: China se posiciona contra o movimento separatista de Taiwan

A China intensificou seus exercícios militares ao redor de Taiwan como uma clara demonstração de força e posicionamento político contra movimentos separatistas na ilha....

China considera Taiwan uma “província rebelde”, diz Alberto Pfeifer

A China realizou uma série de exercícios militares ao redor de Taiwan, intensificando as tensões na região do Mar do Sul da China. Durante...

PR: seis pessoas da mesma família morrem em acidente entre carro e caminhão

Seis pessoas da mesma família morreram em um grave acidente de trânsito na madrugada desta terça-feira (30), na rodovia PR-170, em Rolândia, no norte...