O que significam os termos usados no julgamento da denúncia do golpe no STF

No primeiro dia de análise da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas, a sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) contou com termos jurídicos, como “pedir vênia”, e, alguns em inglês, como é o caso de “document dumping” e “fishing expedition”.

A CNN conversou com juristas para entender o significado dos termos utilizados durante a sessão. Confira:

“Pedir vênia”

De acordo com o advogado criminalista e professor de Direito Penal Armando de Mattos, “pedir vênia” é o termo utilizado por advogados em um julgamento para “pedir licença”.

Geralmente dirigido ao juiz presente na Corte, ele pode ser utilizado para juntar documentos, para mencionar o nome de uma testemunha ou anexar um laudo técnico a um processo, por exemplo.

Já o advogado Vitor Marques adiciona que a expressão também é utilizada para demonstrar deferência e respeito com a autoridade à qual está se dirigindo, e assim, divergir dos argumentos.

“Document dumping”

O “document dumping” acontece quando há o anexo de vários documentos para confundir a parte contrária.

“Então, em uma ação que você quer deixar a parte contrária confusa, você anexa vários papéis, vários documentos, com o intuito, com o escopo de confundir realmente”, pontua de Mattos.

O anglicismo foi utilizado por Celso Vilardi, advogado de Bolsonaro. Segundo ele, a PGR teria utilizado o “document dumping” como uma estratégia para atrapalhar a atuação da defesa com uma quantidade excessiva de arquivos.

“Fishing expedition”

Também utilizada pela defesa do ex-presidente, a expressão “fishing expedition” refere-se a uma investigação que inicia por um fato genérico, sem foco, em busca de elementos que a sustentem, cita Vitor Marques.

Em português, o equivalente seria o termo “pesca predatória”.

O que o julgamento decidirá?

O julgamento decidirá se o Supremo tornará os denunciados réus, com a abertura de uma ação penal para o início de um julgamento criminal.

Sendo assim, não há objetivo agora em definir se Bolsonaro é culpado, mas se um processo criminal será aberto contra ele.

Além do ex-presidente, veja quem compõem a lista de acusados do “núcleo 1”, cuja denúncia está sendo analisada:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
  • e Walter Braga Netto, general e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, além de ter sido candidato a vice de Bolsonaro em 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O que significam os termos usados no julgamento da denúncia do golpe no STF no site CNN Brasil.

Clarice se humilha por Beatriz e Juliano ri à toa em ‘Garota do Momento

“Garota do Momento” ganhará novos desdobramentos quando Maristela (Lilia Cabral) abrir o cofre e dessa forma perceber que o colar Mystique desapareceu. Sem lembrar...

Padre Fábio de Melo se revolta com a web: ‘Mundo virtual é a armadilha do Diabo’

No último dia 10 maio, o padre Fábio de Melo visitou uma unidade da cafeteria Havanna, localizada no Shopping Joinville, em Santa Catarina. Ao...

Fernanda Torres recebe maior honraria da cultura brasileira por “Ainda Estou Aqui”

Na noite desta terça-feira (20/5), o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, foi palco da entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a...