OCDE reduz previsão de PIB global para 3,1% em 2025

Incertezas relacionadas ao aumento da adoção de barreiras comerciais por países membros do G-20 e a elevação de “incertezas geopolíticas e de políticas pesando sobre investimento e gasto de famílias” levaram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a reduzir a projeção do crescimento da economia mundial de 3,3% para 3,1% em 2025 e de 3,3% para 3,0% em 2026, segundo o relatório provisório de perspectiva econômica. As previsões anteriores foram realizadas em dezembro.

“Recentes indicadores de atividade começaram a apontar para um abrandamento das perspectivas de crescimento global. O sentimento empresarial e do consumidor enfraqueceu em alguns países, e os indicadores de incerteza da política econômica aumentaram significativamente em todo o mundo”, destacou a OCDE.

“Mudanças significativas ocorreram nas políticas comerciais que, se sustentadas, afetariam o crescimento global e aumentariam a inflação.”

Segundo o estudo, “é esperado que o aumento de custos do comércio serão gradualmente repassados” a produtos, colocando pressão adicional a índices de preços ao consumidor “em muitos países, exigindo que a política monetária permaneça restritiva por mais tempo do que o esperado anteriormente”.

América do Norte

Nesse contexto, a OCDE reduziu as estimativas de crescimento dos EUA de 2,4% para 2,2% em 2025 e de 2,1% para 1,6% em 2026.

A instituição baixou de forma expressiva as projeções do Produto Interno Bruto do Canadá e México no biênio, sobretudo por causa das disputas comerciais envolvendo tarifas.

Para o Canadá, a projeção de aumento do PIB baixou de 2,0% para 0,7% em 2025 e também de 2,0% para 0,7% em 2026.

No caso do México, as tarifas devem levar o país à recessão, pois sua previsão de PIB caiu de 1,2% para -1,3% em 2025, e de 1,6% para -0,6% em 2026.

Zona do euro

A OCDE diminuiu a projeção de crescimento da zona do euro de 1,3% para 1,0% em 2025 e de 1,5% para 1,2% em 2026.

A instituição destaca que a região será menos afetada pelas questões comerciais envolvendo os EUA, mas ressalta que “incertezas geopolíticas e de políticas” provavelmente limitarão sua expansão no biênio.

Ásia

Em relação à China, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico elevou a projeção de crescimento de 4,7% para 4,8% em 2025 e manteve a previsão de 4,4% de expansão em 2026, mas não detalha os fatores que levaram a tais previsões.

Para o Japão, a OCDE diminuiu a estimativa do PIB de 1,5% para 1,1% em 2025 e de 0,6% para 0,2% em 2026. “Lucros corporativos robustos e forte aumento dos salários são esperados para ser um vento favorável à atividade econômica neste ano.”

Veja as principais novidades do Imposto de Renda 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em OCDE reduz previsão de PIB global para 3,1% em 2025 no site CNN Brasil.

Decreto regulamenta modalidade gratuita do Gás do Povo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto que regulamenta a modalidade gratuita do Auxílio Gás do Povo, que distribui botijões para famílias...

Chefe da Williams defende redução de treinos livres e mais corridas na F1

O chefe da equipe Williams, James Vowles, defendeu nesta sexta-feira (3), durante o GP de Singapura, que a Fórmula 1 avalie a possibilidade de...

Zé Felipe sobre relação com Ana Castela: “Melhor fase da minha vida”

O cantor Zé Felipe, 27, revelou como está a relação com a sertaneja Ana Castela, 21, durante novo papo com a imprensa. Zé Felipe foi...