Oficiais da PM-SP não veem “razão técnica” para GCM virar Polícia Municipal

Integrantes da cúpula da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem criticado, nos bastidores, o projeto aprovado por vereadores e defendido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) que transforma a Guarda Civil Metropolitana em “Polícia Municipal”.

Segundo apurado pela CNN, as críticas focam no conflito de competências entre a nova polícia e a PM estadual. Segundo uma fonte, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que respalda as mudanças na GCM não cita mudança de nome da guarda. E, tecnicamente, não haveria razão para isso, na visão de policiais militares de alta patente.

Para um interlocutor do comandando da PM, o STF deixou claro que nenhuma instituição pode invadir a competência de outra e a mudança de nome representa mais que apenas alterar nomenclaturas.

Outro risco apontado é a criação de “zonas cinzentas” diante de eventuais conflitos de competência. Com duas polícias ostensivas operando em um mesmo local, a preocupação é que haja “vácuos” nas rondas, por falta de integração entre elas, o que beneficiaria a criminalidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oficiais da PM-SP não veem “razão técnica” para GCM virar Polícia Municipal no site CNN Brasil.

Horóscopo de hoje, 02/05/2025 – Previsões para todos os signos

Áries (21/03 – 19/04) Sua habilidade de planejamento é testada no cuidado com a rotina doméstica, por isso vale agir com atenção e pensar bem...

Especialista dá dicas de como conseguir uma renda extra no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, e há muitas oportunidades de trabalhos temporários com ele. O portal LeoDias conversou com Tânia Zambon, especialista em...

Com 20 anos de carreira na música, Lady Gaga acumula fortuna bilionária

Lady Gaga é o assunto do momento no Brasil. A artista vai se apresentar num show gratuito na areia da praia de Copacabana neste...