Oficiais da PM-SP não veem “razão técnica” para GCM virar Polícia Municipal

Integrantes da cúpula da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem criticado, nos bastidores, o projeto aprovado por vereadores e defendido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) que transforma a Guarda Civil Metropolitana em “Polícia Municipal”.

Segundo apurado pela CNN, as críticas focam no conflito de competências entre a nova polícia e a PM estadual. Segundo uma fonte, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que respalda as mudanças na GCM não cita mudança de nome da guarda. E, tecnicamente, não haveria razão para isso, na visão de policiais militares de alta patente.

Para um interlocutor do comandando da PM, o STF deixou claro que nenhuma instituição pode invadir a competência de outra e a mudança de nome representa mais que apenas alterar nomenclaturas.

Outro risco apontado é a criação de “zonas cinzentas” diante de eventuais conflitos de competência. Com duas polícias ostensivas operando em um mesmo local, a preocupação é que haja “vácuos” nas rondas, por falta de integração entre elas, o que beneficiaria a criminalidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oficiais da PM-SP não veem “razão técnica” para GCM virar Polícia Municipal no site CNN Brasil.

Eleitores japoneses vão às urnas em meio à queda de neve recorde

Os eleitores japoneses foram às urnas no domingo (8) em uma eleição que se espera que dê à primeira-ministra Sanae Takaichi uma vitória, embora...

Urnas abrem em Portugal para segundo turno das eleições presidenciais

As urnas em Portugal abriram às 8h (5h do horários de Brasília) deste domingo (8) no primeiro segundo turno das eleições presidenciais do país...

Vasco x Botafogo: horário e onde assistir ao jogo do Carioca

Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo (8), às 18h (de Brasília), no São Januário, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Carioca...