Oscar 2025: em discurso, Zoë Saldaña dedica prêmio a pais imigrantes

Zoë Saldaña, 46, venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Emilia Pérez” neste domingo (2). Em seu discurso emocionado, a atriz homenageou seus pais, destacando com orgulho suas origens imigrantes.

“Estou profundamente honrada”, declarou ao receber o prêmio. Saldaña dedicou a conquista à avó, ressaltando o significado especial de interpretar um papel que lhe permitiu cantar e atuar em espanhol.

“Se minha avó estivesse aqui, estaria encantada”, afirmou. A atriz também expressou sua gratidão ao marido, à família, ao elenco e à equipe do filme, além de agradecer à Netflix e à Academia pelo reconhecimento.

A vitória já era esperada depois que Saldaña venceu a mesma categoria no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards. O musical em espanhol, do diretor francês Jacques Audiard, recebeu 13 indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood.

O filme conta a história de Rita, uma advogada a serviço de uma grande empresa que está mais interessada em ganhar dinheiro inocentando criminosos do que servir à Justiça. Ela é contratada para ajudar o líder fugitivo de um cartel de drogas mexicano, Manitas, que quer abandonar os negócios e se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual, para afirmar o gênero com o qual se identifica e mudar de vida.

Além de Saldaña, o longa é ambientado no México e estrelado por Selena Gomez (“Os Feiticeiros de Waverly Place” e “Only Murders in the Building”), Karla Sofía Gascón (“Rebelde”) e Édgar Ramírez (“Caçados de Emoção: Além do Limite” e “Carlos”).

Filme se envolveu em polêmicas durante temporada de prêmios 

Embora tenha sido bem recebido pela crítica, o filme recebeu comentários negativos nas redes sociais, principalmente de mexicanos. Além disso, desde que antigos tweets com declarações polêmicas de Gascón vieram à tona, a atriz espanhola tem enfrentado certa rejeição na temporada de premiações, sendo vista como uma figura controversa. 

Nos posts, ela critica a cultura muçulmana, o caso de George Floyd e o próprio Oscar e chegou a ser removida do material promocional de “Emilia Pérez” para o Oscar. 

Durante a cerimônia, o filme ainda concorre em outras 12 categorias, entre elas de Melhor Filme, Melhor Direção (Jacques Audiard) e Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón). 

Oscar 2025: conheça “Emilia Pérez”, líder de indicações da edição

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar 2025: em discurso, Zoë Saldaña dedica prêmio a pais imigrantes no site CNN Brasil.

BBB 26: saiba quando vai tocar o primeiro Big Fone da temporada

O Big Fone já tem data para tocar pela primeira vez no Big Brother Brasil 26: na quinta-feira (15), durante o programa ao vivo....

Protestos atuais no Irã são diferentes dos outros desde 1979, diz diplomata

Os protestos que ocorrem atualmente no Irã apresentam características substancialmente diferentes das manifestações anteriores registradas desde a revolução islâmica de 1979, segundo análise de...

Irã: Há 80% de chance de um ataque aéreo dos EUA contra o país, diz Eurasia

O Eurasia Group estima que há 80% de probabilidade de os Estados Unidos realizarem ataques aéreos contra instalações militares em território iraniano. A avaliação...