PA: policiais disfarçados prendem 13 pessoas colando em concurso público

Policiais Civis disfarçados de fiscais de prova prenderam, neste domingo (16), 13 candidatos suspeitos de tentativa de fraude e associação criminosa, na aplicação do concurso do Banco do estado do Pará (Banpará).

Ação intitulada “Gabarito Final” foi realizada em locais de prova situados em Castanhal, no nordeste paraense, e nos bairros do Marco, Umarizal e Val de Cans, em Belém.

Os agentes de segurança encontraram em flagrante os suspeitos com dispositivos eletrônicos em miniatura escondidos em roupas, partes íntimas e calçados.

Segundo as investigações, a quadrilha era formada por professores especialistas, que se inscreveram no certame, realizavam as provas e posteriormente transmitiam as respostas para os candidatos envolvidos no esquema.

A PC detalhou que a quadrilha cobrava valores de até R$ 10 mil de cada candidato para fornecer o gabarito das provas.

O grupo atuava em diversas cidades do estado, já havia tentado fraudar outros concursos públicos no Pará e tinha um núcleo centralizado no município de Abaetetuba.

Durante a operação, foram apreendidos vários celulares de tamanho reduzido, que dificultavam a detecção pelos equipamentos de segurança, além de celulares pessoais e relógios digitais utilizados no crime.

“Os policiais civis atuaram de forma velada, disfarçados de fiscais do concurso. Eles monitoraram os locais de prova e, de maneira estratégica, abordaram os suspeitos no momento em que iam ao banheiro para verificar o gabarito. As abordagens ocorreram sem causar constrangimento aos demais participantes, mas com a eficiência necessária para frustrar a tentativa de fraude”, explicou o superintendente regional, Mhoab Khayan.

A ação foi conduzida por equipes da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, do Núcleo de Apoio à Investigação de Abaetetuba, da Delegacia de Homicídios de Abaetetuba e da Diretoria de Polícia Especializada (DPE).

Os 13 candidatos detidos foram encaminhados à Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE).

Os criminosos foram autuados em flagrante e vão responder pelos crimes de tentativa de fraude e associação criminosa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PA: policiais disfarçados prendem 13 pessoas colando em concurso público no site CNN Brasil.

Manu Cit é detonada após suposta reconciliação com noivo que a traiu

Manu Cit voltou ao centro das atenções após rumores de que teria reatado o noivado com Hernane Ferreira. O empresário foi acusado de traí-la...

“Derrota muito dolorosa”, diz Vitor Roque após perder Libertadores

Após perder a Libertadores, Vitor Roque usou as redes sociais para manifestar os sentimentos sobre a competição. Abalado por perder de 1 x 0...

Troféu da Libertadores quebrado pode “amaldiçoar” o Flamengo. Entenda

O Flamengo conquistou o tetracampeonato da Libertadores nesse sábado (29/11) ao derrotar o Palmeiras por 1 x 0. O resultado coloca o time carioca...