Palmeiras conta com clubes brasileiros em ação na Fifa contra o racismo

O Palmeiras contou com as adesões da Libra e da Liga Forte União (LFU) na luta contra o racismo no futebol sul-americano e enviou, nesta segunda-feira (10), uma carta à Fifa. A intenção é solicitar a intervenção da entidade máxima do futebol no combate aos frequentes crimes de discriminação racial nas competições da América do Sul.

Portanto, o Verdão conta com os principais clubes do país na iniciativa, como Atlético, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Santos e mais. As equipes brasileiras se uniram se uniram para pedir maior rigor nas penas aplicadas em casos de racismo.

O documento encaminhado à Fifa traz um longo histórico dos episódios de racismo nas competições organizadas pela Conmebol, segundo apuração da Itatiaia. Os clubes avaliam que as punições atualmente aplicadas são inócuas e que a entidade sul-americana trata o problema sem a devida seriedade.

Os signatários da carta pedem que Fifa e Conmebol criem novas regulamentações para casos de racismo no futebol por meio das quais os clubes possam ser responsabilizados.

A primeira medida seria a aplicação de multa de 500 mil dólares (R$ 2,9 milhões), que poderia ser reduzida a 100 mil dólares (R$ 585,5 mil) se o torcedor for identificado e punido criminalmente. Em caso de reincidência, porém, o clube punido será eliminado da competição.

Palmeiras se revolta com crime de racismo cometido contra Luighi

A iniciativa acontece após os crimes de racismo cometidos contra o atacante Luighi e outros jogadores do Verdão na Copa Libertadores Sub-20. A Conmebol aplicou punições consideradas brandas ao Cerro Porteño-PAR, clube mandante do jogo válido pela competição de base — o Palmeiras discordou e detonou as sanções decididas pela instituição.

A presidente Leila Pereira concedeu entrevista coletiva na última sexta-feira (7) e garantiu que o Palmeiras solicitaria a exclusão do clube paraguaio do torneio. Além disso, cobrou rigor para identificar e punir os responsáveis pelos crimes.

Clubes que fazem parte da Libra e LFU

  • Clubes da Libra (14): Atlético, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Vitória; Paysandu, Remo; ABC, Guarani; Sampaio Corrêa.
  • Clubes da LFU (33): Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco; Atlético-GO; Athletico-PR, Amazonas, América, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova; CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta, Tombense.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Palmeiras conta com clubes brasileiros em ação na Fifa contra o racismo no site CNN Brasil.

Guitarrista do Queen faz desabafo sobre saúde após sofrer AVC

Sir Brian May, guitarrista do Queen, compartilhou uma mensagem emocionante de Ano Novo nas redes sociais. Aos 78 anos, o músico e astrofísico desejou...

Atleta de vôlei, Key Alves mostra rosto da filha Rosamaria pela 1ª vez

Key Alves deu à luz Rosamaria, sua filha com o cantor Bruno Rosa, no dia 26 de dezembro. Nas primeiras fotos, a jogadora profissional...

Maduro foi capturado por forças especiais dos EUA, diz autoridade americana

Um oficial dos Estados Unidos afirmou neste sábado (3) que o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, foi capturado por tropas de forças especiais de...