Papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória, segundo Vaticano

O Papa Francisco segue apresentando quadro de saúde imprevisível. Nesta segunda-feira (3/3), o pontífice apresentou duas crises de insuficiência respiratória e precisou de ventilação mecânica não invasiva, além de procedimentos médicos para aliviar o acúmulo de muco nos pulmões. As informações são do Vaticano, que atualiza o boletim médico pelo perfil oficial no Instagram.

Conforme a cidade-Estado, que é sede da Igreja Católica Romana, Francisco sofreu broncoespasmos devido ao excesso de muco endobrônquico, o que levou à realização de duas broncoscopias para remoção das secreções. O broncoespasmo é uma condição clínica na qual os músculos dos brônquios se contraem, o que dificulta a passagem de ar para os pulmões. Popularmente, é conhecido como chiado no peito ou sibilo.

Veja as fotos

Reprodução
Papa FranciscoReprodução
Reprodução
Papa FranciscoReprodução
Reprodução: Instagram
Papa FranciscoReprodução: Instagram

Durante todo o processo, o pontífice permaneceu consciente e colaborativo, mas seu prognóstico ainda não será revelado publicamente, como anunciou o comunicado emitido na tarde desta segunda-feira (3/3).

A condição já havia sido registrada na sexta-feira (28/2), mas não houve novos episódios no fim de semana. No entanto, o problema respiratório retornou.

O papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, após um quadro de bronquite evoluir para pneumonia nos dois pulmões. Essa internação marca seu período mais longo afastado desde que assumiu o papado em março de 2013. Os médicos ainda não informaram quanto tempo será necessário para sua recuperação.



Fonte: Portal LEODIAS

Sociedades médicas criticam decisão que exclui Wegovy e Saxenda do SUS

A decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) de barrar a inclusão dos medicamentos Wegovy e Saxenda, tomada nessa quarta-feira...

Pesquisa mostra ação do vírus oropouche em imagens de microscopia

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) conseguiram registrar detalhes do comportamento do vírus oropouche, ligado a casos recentes da doença em várias regiões do...

Diretor-assistente de Emily in Paris morre durante filmagens da série

Diego Borella, diretor-assistente de Emily in Paris, morreu aos 47 anos durante as gravações da série. Segundo informações de veículos internacionais, ele se preparava...