PM-RJ diz que 400 mil foram a ato; USP fala em 18,3 mil

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) contabilizou “mais de 400 mil pessoas” na manifestação na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo (16), em defesa da anistia para envolvidos no 8 de Janeiro. Já a Universidade de São Paulo (USP) registrou 18,3 mil manifestantes.

Em nota, a PM disse que o ato “reuniu mais de 400 mil pessoas, e foi monitorado pelo 19°BPM (Copacabana) com apoio do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área) e o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar”.

Segundo documento divulgado pela USP, o “Monitor do Debate Político do CEBRAP e a ONG More in Common calcularam 18,3 mil pessoas (+ – 2,2 mil) na manifestação realizada na praia de Copacabana“.

A Universidade utilizou o método “Point to Point Network (P2PNet)”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China e da empresa Tencent.

O cálculo foi feito por meio de diversas fotos aéreas, da multidão, tiradas por um drone. Através da inteligência artificial, o sistema contabiliza cada pessoa, garantindo uma contagem mais precisa.

“O método atualmente possui uma precisão de 72,9% e uma acurácia de 69,5% na identificação de indivíduos. Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12%, para mais ou para menos, em imagens aéreas com mais de 500 pessoas”, afirmou a instituição.

Manifestação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e diversas autoridades, incluindo governadores, deputados federais e senadores, se reuniram em Copacabana, no Rio de Janeiro, para um ato em defesa da anistia para envolvidos no 8 de Janeiro.

A manifestação começou por volta das 10h20, em meio à expectativa pelo julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá deliberar nos dias 25 e 26 de março se acata ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado tramada após as eleições de 2022.

O PL da Anistia está sendo debatido desde o ano passado e ganhou força após força-tarefa do partido de Bolsonaro no Congresso Nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PM-RJ diz que 400 mil foram a ato; USP fala em 18,3 mil no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Mão de vaca: empresário, deputado federal do Acre pede reembolso até do guaraná de R$ 8,00

O empresário e presidente da Fieac (Federação das Indústrias do Acre), José Adriano, emitiu nota fiscal pedindo reembolso de R$ 50,00 que ele pagou,...

Entenda por que, em geral, são os cardeais mais velhos que assumem o lugar do Papa

Rafaella Ramos, correspondente do portal LeoDias em Roma, na Itália, explicou por que, em geral, são os mais velhos que assumem o lugar do...

Está por um fio! Presidente da CBF pode cair a qualquer momento

Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), perdeu um importante sustentáculo em sua articulação política no comando da entidade: o dirigente já...