Polônia quer treinar 100 mil pessoas por ano no Exército até 2027

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, anunciou nesta terça-feira (11) que o governo quer lançar um novo programa para oferecer treinamento militar voluntário a partir do próximo ano, com uma meta de treinar 100 mil voluntários em 2027.

“O mais importante para nós é que todas as pessoas interessadas possam participar desse treinamento até 2026. E essa é uma tarefa difícil, mas sei que é realizável”, afirmou Tusk antes de uma reunião.

Ainda segundo o premiê, o objetivo é chegar a 2017 com o treniamento de 100 mil voluntários por ano.

“Além do Exército profissional e além da Força de Defesa Territorial, precisamos de fato construir um exército de reservistas e nossas ações servirão a esse propósito”, acrescentou.

O governo apoiou o treinamento militar para todos os homens adultos na semana passada, enquanto Varsóvia se prepara para ameaças de Moscou.

Estimulada pela invasão da vizinha Ucrânia pela Rússia há três anos, a Polônia agora gasta uma proporção maior do PIB em defesa do que qualquer outro membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Tusk comentou que, como incentivo, o governo analisaria a possibilidade de, por exemplo, obter uma carteira de motorista profissional, inclusive para veículos pesados, durante o treinamento militar.

O premiê afirmou: “isso será útil em caso de guerra, mas também será útil na vida para aqueles que estão interessados ​​em tais qualificações.”

Qualquer pessoa que participe na formação de um mês receberá um salário único de 6 mil złoty polacos (cerca de R$9.112 à taxa de câmbio atual). O programa, adiantou o chefe do governo, está aberto a todos os adultos entre os 18 e 60 anos de idade.

Treinamento especializado para grupos profissionais específicos também está sendo considerado ser fornecido pelo governo.

Na semana passada, o primeiro-ministro rejeitou a ideia de voltar a impor serviço militar obrigatório no país, explicando que o objetivo é criar incentivos a todos aqueles que queiram receber treino para potencial recrutamento para cenários de guerra.

Donald Tusk comunicou mais tarde em uma publicação na plataforma de mídia social X que disse aos ministros que membros e autoridades do governo também passariam por treinamento de forma voluntária, o que, segundo ele, foi recebido com total compreensão.

*Com informações da CNN Portugal

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polônia quer treinar 100 mil pessoas por ano no Exército até 2027 no site CNN Brasil.

Fãs passam madrugada em aeroporto para tentar ver Lady Gaga no Rio

A cantora Lady Gaga, 39, desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta terça-feira (29). Diversos fãs esperaram por ela no Aeroporto Internacional Tom...

Operação da PF mira quadrilha que enviou drogas em barcos à Europa e África

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a operação Narco Vela para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas,...

Lady Gaga no Brasil: saiba tudo sobre carreira da cantora

Lady Gaga já chegou ao Brasil para um dos momentos mais esperados dos fãs da artista: o megashow gratuito em Copacabana, no Rio de...