Por unanimidade, STF acaba com presunção de boa-fé no comércio de ouro

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta sexta-feira (21), que é inconstitucional o trecho da lei que permitia que a procedência do ouro comercializado no Brasil fosse atestada apenas pelo vendedor.

Este mecanismo é chamado de boa-fé do vendedor, previsto na lei federal 12.844, de 2013. Todos os ministros acompanharam o relator do caso, o ministro Gilmar Mendes.

O caso foi iniciado em abril de 2023, quando Gilmar decidiu suspender a aplicação da lei de forma liminar (provisória) em atendimento a duas ações diretas de inconstitucionalidade – uma da Rede e outra do PSB e PV – que questionavam a legislação aprovada pelo Congresso Nacional.

Na época, a decisão também foi referendada de forma unânime pelos demais ministros da Corte.

Gilmar destacou em seu voto que a autodeclaração de boa-fé exclusivamente pelos vendedores do metal constitui em estímulo ao garimpo ilegal.

O ministro ainda determinou que a União estabeleça um novo marco normativo para a fiscalização do comércio do ouro, especialmente quanto à verificação da origem do ouro adquirido por Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMS) – corretoras de ativos autorizadas pelo Banco Central a realizar o comércio de ouro –, além do estabelecimento de medidas para impedir a aquisição de ouro extraído de áreas de proteção ambiental e de terras indígenas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por unanimidade, STF acaba com presunção de boa-fé no comércio de ouro no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Homem é detido após esfaqueamento de três adolescentes no Japão

Um homem na casa dos 20 anos foi preso após três adolescentes terem sido esfaqueados no bairro turístico de Minami, em Osaka, por volta...

Casa Branca usa recursos da USAID para segurança de chefe do orçamento

O gabinete de orçamento da Casa Branca está utilizando milhões de dólares da antiga agência de ajuda externa dos EUA para pagar a segurança...

Cratera em expansão ameaça terras agrícolas na Indonésia

Uma enorme cratera na região central de Aceh, na Indonésia, aumentou para aproximadamente três hectares este ano, de acordo com a Agência de Energia...