Preços de importados dos EUA têm forte alta em fevereiro

Os preços de importados dos Estados Unidos subiram inesperadamente em fevereiro em meio a custos mais altos de bens de consumo, o que não é um bom presságio para as perspectivas de inflação.

Os preços de importados aumentaram 0,4% no mês passado, igualando a alta revisada para cima de janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira (18).

Economistas consultados pela Reuters previam que os preços de importados, que excluem as tarifas, subissem 0,1% após o aumento de 0,3% relatado anteriormente em janeiro.

No período de 12 meses até fevereiro, os preços aumentaram 2,0%, de 1,8% em janeiro.

Os dados do governo na semana passada mostraram números de preços ao consumidor e ao produtor melhores do que o esperado em fevereiro, embora tenha havido leituras mais fortes nos detalhamentos que entram no cálculo do índice de preços PCE, medida de inflação monitorada pelo Federal Reserve para sua meta de 2%.

As autoridades do banco central dos EUA devem manter a taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50% ao final de sua reunião de política monetária na quinta-feira, após reduzi-la em 100 pontos-base desde setembro, continuando a avaliar o impacto econômico das políticas do presidente Donald Trump.

A série de tarifas impostas por Trump desencadeou uma guerra comercial, gerando preocupações com a inflação e com a perda de empregos.

Os mercados financeiros esperam que o Fed volte a cortar os custos dos empréstimos em junho, após ter interrompido seu ciclo de afrouxamento em janeiro.

Os preços dos combustíveis importados aumentaram 1,7% em fevereiro, depois de terem subido 3,5% em janeiro. Os preços dos alimentos ficaram inalterados depois de terem subido 0,2% em janeiro.

Excluindo-se os combustíveis e os alimentos, os preços de importados aumentaram 0,4%, após ficarem inalterados em janeiro.

Nos 12 meses até fevereiro, o núcleo dos preços de importados subiu 1,4%, refletindo a força anterior do dólar em relação às moedas dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos.

Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preços de importados dos EUA têm forte alta em fevereiro no site CNN Brasil.

Área central do Brasil tem alerta vermelho de perigo para clima de deserto

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta terça-feira (9), um aviso de clima seco com grau de “grande perigo” para regiões do Centro-Oeste,...

NFL lança filme sobre cotidiano do futebol americano no Brasil; saiba mais

A NFL divulgou um brand spot para promover o segundo jogo da liga no Brasil. O filme mostra o papel de quem organiza, treina,...

Ouro renova recorde e fecha em leve alta com tensões geopolíticas

O ouro fechou em alta modesta nesta terça-feira, 9, depois de ter superado a marca de US$ 3.700 pela primeira vez em sua série...