Presidente do León cita Manchester City e se revolta com saída do Mundial

Após a Fifa excluir o León do Mundial de Clubes, o presidente do clube mexicano expressou revolta com a situação e prometeu lutar para que a equipe siga na competição.

Em entrevista para a ESPN no México, Jesús Martínez Murguía declarou que sempre respeitou os regulamentos da entidade sobre multipropriedade de clubes e citou o caso envolvendo Manchester City e Girona, que pertencem ao mesmo grupo.

“Fizemos o mesmo que Girona e Manchester City fizeram com a Uefa na época em que jogaram a Champions League. Criamos um trust nos Estados Unidos. O trust garante independência absoluta do León, mas eles não aceitaram”, comentou o mandatário mexicano.

Segundo regulamento da Fifa para o Mundial de Clubes, nenhuma pessoa pode ter influência sobre mais de um clube participante da competição. León e Pachuca pertencem ao Grupo Pachuca, e ambos se classificaram para o torneio.

Manchester City e Girona pertencem ao Grupo City e tiveram problemas para a Champions 2024-25. A entidade que regula o futebol europeu só autorizou a participação de ambos após restringir o poder dos investidores durante a disputa do torneio.

Entenda a exclusão do León

Processos disciplinares foram abertos contra os dois times mexicanos. O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa encaminhou o caso ao Comitê de Apelações da entidade.

“Após avaliar todas as evidências arquivadas, o presidente do Comitê de Apelação da Fifa decidiu que o Pachuca e o León falharam em atender aos critérios de propriedade multiclube”, disse a Fifa em um comunicado.

“A Fifa determinou que o Club León será removido da competição, com o clube a ser admitido como substituto a ser anunciado no devido tempo.”

O León discordou da decisão da Fifa e confirmou que apelaria nas cortes mais altas do esporte se lhe fosse negada uma vaga no Mundial de Clubes. A vaga do Pachuca não foi afetada.

Nos últimos meses, apresentamos todas as evidências e documentos confirmando que o Club León se administra de forma autônoma em todos os aspectos econômicos, administrativos e esportivos


Comunicado da Fifa

A Fifa não apontou quem deve ser o substituto do León, mas o novo clube sairá da Concacaf, mesma confederação da equipe mexicana.

O Alajuelense, da Costa Rica, pode ser apontado como substituto do León. Com isso, estaria no Grupo D junto de Flamengo, Chelsea e Espérance-TUN.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do León cita Manchester City e se revolta com saída do Mundial no site CNN Brasil.

Samir Xaud conquista 22 federações e encaminha eleição à presidência da CBF

Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), ganhou o ar de favoritismo para a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e...

Johnny Massaro desabafa sobre medo ao se assumir: “Não podia falar sobre”

Johnny Massaro, 33, revelou em entrevista ao programa Companhia Certa, da RedeTV!, que sentia medo de que sua orientação sexual pudesse prejudicar sua carreira. O...

Crise do INSS desafia estratégia de comunicação de Sidônio no governo Lula

Sidônio Palmeira assumiu como ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República em janeiro, em meio à crise do Pix, e foi apresentado...