“Prévia da inflação”: IPCA-15 de março é divulgado nesta quinta (27/3)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) referente a março será divulgado nesta quinta-feira (27/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice é considerado a prévia da inflação. A divulgação ocorre após aceleração do índice em fevereiro.


O IPCA-15

  • O IPCA-15 difere do IPCA, que mede a inflação oficial do país, na abrangência geográfica e no período de coleta, que começa no dia 16 do mês anterior. Por essa razão, ele funciona como uma prévia do IPCA.
  • O indicador coleta dados sobre as famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos. Ele abrange: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Brasília e Goiânia.
  • Em fevereiro, o IPCA-15 voltou a acelerar em relação a janeiro (0,11%) e ficou em 1,23% no mês.

A Warren Investimentos estima que o IPCA-15 avance 0,69% em março, com variação de 5,31% no acumulado em 12 meses. Para a corretora, as maiores variações devem ser dos grupos de Alimentação e bebidas (1,01%) e de Transportes (1,09%).

“Esperamos uma melhora parcial da parte qualitativa da prévia da inflação de março, uma vez que devemos ver um recuo nos núcleos de serviços, serviços intensivos em trabalho e na média dos núcleos acompanhados pelo BC [Banco Central]”, avaliou Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren.

Projeções do mercado para o IPCA

Os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC), no relatório Focus dessa segunda-feira (24/3), reduziram a projeção de inflação de 2025 e aumentaram a de 2026. As estimativas para 2027 e 2028 permaneceram inalteradas.

O mercado revisou para baixo a projeção da inflação de 2025, que passou de 5,66% para 5,65% — ou seja, para os economistas o índice continua bem acima do teto da meta inflacionária deste ano, que é de 4,5%.

Com isso, os analistas esperam que a inflação fique cada vez mais distante do centro da meta definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3% com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual — sendo 4,5% (teto) e 1,5% (piso).

Confira as demais projeções da inflação:

  • Para 2026, subiu de 4,48% para 4,50%.
  • Para 2027, continua a mesma da semana passada: 4%.
  • Para 2028, está em 3,78%.

O mercado prevê que os preços de bens e serviços, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), avancem 0,57% em fevereiro. No Focus anterior, a estimativa era de 0,56%.



Fonte: Metrópoles

Camila Queiroz revela sexo de bebê em comemoração aos 7 anos de casamento

Camila Queiroz comemorou o aniversário de casamento com Klebber Toledo com um vídeo do momento em que descobriram o sexo de seu primeiro bebê. “Hoje...

Por que uma tenista recorreu ao OnlyFans para ajudar a financiar carreira

Sachia Vickery admite que quando sonhava em ser tenista profissional quando jovem, nunca imaginou que um dia estaria publicando imagens suas em um site...

Trump permite que Guarda Nacional aja em questões de ordem pública

O presidente Donald Trump assinou um decreto nesta segunda-feira (25) que, segundo o governo, incumbirá o secretário de defesa, Pete Hegseth, de estabelecer “unidades...