“Prévia do PIB”: economia brasileira cresceu 0,9% em janeiro, diz BC

A economia brasileira avançou 0,9% em janeiro de 2025, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (17/3).

Na comparação com janeiro do ano passado, o IBC-Br teve alta de 3,6% (sem ajuste sazonal). Em 12 meses, o indicador apresentou variação positiva de 3,8%.


Entenda o IBC-Br, considerado a prévia do PIB

  • O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.
  • O IBC-Br incorpora estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços. O cálculo é feito com ajuste sazonal, o que permite comparar períodos diferentes.
  • IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros do país, a Selic.
  • PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país.
  • Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.

Além de ser um sinalizador para o resultado do PIB — ficando muitas vezes distante dos dados oficiais —, o IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros, a Selic.

PIB de 2025 deve ser menor

Economistas alertam para a desaceleração da economia brasileira neste ano devido aos juros altos e ao atual patamar da inflação, fatores que seguem assombrando o governo Lula (PT).

Igor Cadilhac, economista do PicPay, acredita que “a combinação de inflação persistente, juros elevados e o consequente aperto das condições financeiras deve pesar sobre a atividade econômica” de 2025.

Ele frisa que “a desaceleração não apenas se torna inevitável, mas também necessária para corrigir os desequilíbrios atuais”.

No último Boletim Macrofiscal — relatório bimestral responsável por divulgar as projeções de curto e médio prazo para os indicadores de atividade econômica e de inflação, utilizados no processo orçamentário da União —, o Ministério da Fazenda informou que a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 é de 2,3%.

Para o Banco Central, a economia brasileira deve expandir 2,1% neste ano. Já os analistas do mercado financeiro ouvidos semanalmente pelo BC, no relatório Focus, projetam que o PIB crescerá 1,99% em 2025 e 1,60% em 2026.



Fonte: Metrópoles

Indonésia: Cinco estudantes são resgatados com vida de escola que desabou

Uma equipe de resgate na Indonésia retirou o estudante Syailendra Haikal, de 13 anos, com vida dos escombros de uma escola que desabou na...

Dois aviões da Delta Air Lines colidem em pista de aeroporto nos EUA

Dois aviões regionais da Delta Air Lines colidiram na pista de táxi do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, na noite de quarta-feira (1º), com...

Nova geração do Citroën Aircross é registrada no Brasil pelo INPI; entenda

A nova geração do Citroën Aircross foi registrada no Brasil por meio do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O desenho do modelo aparece...