Principal diplomata da UE diz que “o mundo livre precisa de um novo líder”

A principal diplomata da União Europeia, Kaja Kallas, disse na sexta-feira (28) que está “claro que o mundo livre precisa de um novo líder”, após a discussão entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

“A Ucrânia é a Europa! Nós apoiamos a Ucrânia. Intensificaremos nosso apoio à Ucrânia para que ela possa continuar a combater o agressor”, disse Kallas no X (antigo Twitter). “Hoje, ficou claro que o mundo livre precisa de um novo líder. Cabe a nós, europeus, aceitar esse desafio”, acrescentou.

Os líderes da UE também emitiram uma declaração conjunta na sexta-feira pedindo a Zelensky que “seja forte”.

“Sua dignidade honra a bravura do povo ucraniano. Seja forte, seja corajoso, seja destemido. Você nunca está sozinho, caro presidente Zelensky. Continuaremos a trabalhar com você por uma paz justa e duradoura”, escreveram a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho, António Costa, e a presidente do Parlamento, Roberta Metsola.

Enquanto isso, um diplomata europeu disse à CNN que nunca havia visto “tamanha enxurrada de acusações” contra o líder de uma nação invadida.

“Estou chocado. Nunca vi tamanha enxurrada de acusações em nível oficial contra o líder de um país que foi atacado por um Estado agressor”, disse o diplomata, sob condição de anonimato.

“É difícil prever o que acontecerá em seguida. Esperemos que o presidente Trump volte a ter melhores sentimentos em relação ao presidente Zelensky”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Principal diplomata da UE diz que “o mundo livre precisa de um novo líder” no site CNN Brasil.

Vai prestar o vestibulinho das Etecs? Veja o que levar

Será aplicado, neste domingo (6), o vestibulinho de segundo semestre que dá acesso aos cursos técnicos gratuitos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) de São Paulo....

Suíça reabre embaixada em Teerã após duas semanas fechada

A Suíça, que também representa os interesses dos EUA no Irã, reabriu sua embaixada em Teerã após um fechamento devido à guerra aérea entre...

Promotores da Coreia do Sul apresentam pedido para deter ex-presidente Yoon

A equipe de acusação especial da Coreia do Sul entrou com um pedido, neste domingo (6), para deter o ex-presidente Yoon Suk Yeol sob...