PSOL aciona STF contra emendas de líderes no Congresso

O PSOL entrou com um requerimento, no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a nova forma de repasse das emendas de líderes no Congresso Nacional, aprovada na última semana.

Com essa resolução, os parlamentares, proponentes do empenho da emenda, não ficarão visíveis quando o montante for liberado pela bancada. Para o partido, isso fere as medidas de transparência que estão sendo cobradas pelo ministro Flávio Dino, do STF.

Segundo o PSOL, o acordo no Congresso é uma “nova fase do orçamento secreto”. A sigla pede que o Senado e a Câmara dos Deputados “se abstenham de propor, colocar em tramitação ou aprovar projetos de lei, de emenda constitucional, de resoluções ou quaisquer medidas tendentes a descumprir os comandos exarados pelo E. Supremo Tribunal Federal”.

Presidente do partido, Paula Coradi falou que o Legislativo, independentemente de manifestações do STF, “deveria promover a transparência do gasto público”.

Na sexta-feira (14), o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) fez um requerimento para Dino se manifestar sobre a resolução do Congresso.

A reclamação do Inac é que os “autores de projetos de emendas se escondam atrás das figuras líderes partidários e de bancadas, blindando-os do escrutínio público e institucional”.

Conforme a CNN apurou, a tendência é do ministro barrar a manobra, uma vez que ele já suspendeu o pagamento de quase R$ 5 bilhões em emendas de comissão, devido à impossibilidade de identificar quem eram os parlamentares solicitantes.

Atualmente, é válido o acordo do governo federal com o Congresso, e homologado pelo STF, para liberar as emendas parlamentares, desde que elas sigam regras de transparência, especialmente a de destinação da verba.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PSOL aciona STF contra emendas de líderes no Congresso no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Sandrão sobre ter assumido namoro com Suzane: “É um preço caro”

Sandra Regina Ruiz teve sua história marcada pelo romance que viveu com Suzane von Richthofen em Tremembé, unidade prisional de São Paulo reservada para...

Pistoleiros executam indígena em MS com tiro na cabeça

Cerca de 20 homens armados atacaram, neste domingo (16), um grupo de indígenas na TI (Terra Indígena) Iguatemipeguá, na cidade de Iguatemi (MS), pelo...

Comunista e ultradireitista lideram no Chile com 40% das urnas apuradas

Os candidatos Janette Jara, da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, lideram as eleições presidenciais no Chile com 40%...