Mesmo com grandes investimentos do governo Lula no estado do Acre, o PT ainda não conseguiu transformar isso em ativos políticos para fortalecimento da esquerda local.
Depois de concentrar todas as forças para eleger um vereador na capital, o partido amarga um descrédito político e tenta se reerguer usando uma estratégia para tentar eleger Jorge Viana senador. Para não ficar vexatório não ter uma candidatura competitiva ao governo, além de ser constrangimento não ter palanque para Lula no estado, eles querem apostar em um nome para marcar posição.
A estratégia seria lançar o vereador de Rio Branco André Kamai, que daria sustentação à candidatura de Jorge Viana ao senado. As informações ainda não são oficiais, muito menos foi colocada entre os partidos da esquerda no Acre, que podem rechaçar atitude hegemônica do PT, ou propor uma chapa mais ampla, que faça com que todos se vejam na fotografia. O PV que também preside a federação, busca convencer a ex-deputada Naluh Gouveia a ser a candidata do bloco, e o PCdoB ainda não se manifestou. Contudo, os comunistas apostam tudo na eleição de Perpétua Almeida para deputada federal e na reeleição de Edvaldo Magalhães para Assembleia Legislativa.
Os bastidores da política não estão movimentados apenas no campo da direita. Estão todos se articulando.