Putin e Trump podem ter tido mais de dois telefonemas, diz Kremlin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo Vladimir Putin podem ter falado mais vezes do que foi anunciado publicamente, disse o Kremlin.

“Informamos vocês sobre as conversas das quais temos conhecimento. Mas não podemos descartar todo o resto”, afirmou o porta-voz Dmitry Peskov em uma entrevista que foi ao ar neste domingo na TV estatal russa.

Até agora, houve dois telefonemas anunciados entre os líderes desde que Trump retornou à Casa Branca: em 12 de fevereiro e em 18 de março.

Após o primeiro telefonema, o presidente dos EUA disse que as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia começariam “imediatamente”. Duas semanas depois, delegações dos EUA e da Rússia se encontraram na Arábia Saudita.

No segundo telefonema, os dois líderes discutiram uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia. Putin não concordou com o plano americano, embora Kiev e Moscou tenham prometido interromper os ataques à infraestrutura energética.

Os comentários de Peskov apontam para um relacionamento potencialmente mais profundo entre os dois líderes, e vêm um dia após o enviado dos EUA Steve Witkoff revelar que Putin encomendou um retrato do presidente dos EUA — que Witkoff entregou a ele — e que o presidente russo rezou “por seu amigo” após a tentativa de assassinato contra Trump.

A perspectiva de conversas não anunciadas entre Trump e Putin provavelmente causará mais problemas aos líderes ocidentais, que estão lidando com a crescente reaproximação entre Moscou e Washington enquanto os EUA deixam seus tradicionais aliados europeus de fora.

Em sua entrevista com Zarubin, Peskov confirmou que uma delegação russa está indo para Riad para mais conversas com autoridades dos EUA, que devem se encontrar com representantes ucranianos neste domingo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Putin e Trump podem ter tido mais de dois telefonemas, diz Kremlin no site CNN Brasil.

Homem é encontrado morto dentro de freezer no centro de São Paulo

Um homem de 42 anos foi encontrado morto dentro de um freezer no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua da Rua...

Mostra no Sesc resgata a importância do hip hop para as ruas de SP

A exposição “HIP-HOP 80’sp — São Paulo na Onda do Break”, no Sesc 24 de Maio, exibe a história do gênero musical e a...

Alckmin abre sessão de discussões políticas na última semana da COP30

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) abre nesta segunda-feira (17) a Plenária de Alto Nível da COP30. As discussões, que ocorrem agora no âmbito político...