Reunião da Liesa pode mudar resultado do Carnaval 2025

O futuro da Unidos de Padre Miguel no Grupo Especial do Carnaval carioca é debatido na noite desta quarta-feira (12/3), em uma plenária convocada com urgência pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

O encontro reúne a diretoria da Liga e os dirigentes das agremiações da elite do samba para avaliar oficialmente o recurso apresentado pela escola, que contesta o resultado da apuração de 2025.

A escola da Zona Oeste do Rio ficou na última posição da classificação geral e alega que foi injustamente penalizada por falhas técnicas no som durante o desfile.

O problema é que, segundo a defesa da Unidos de Padre Miguel, a situação fugiu completamente do controle.

A direção da agremiação afirma que os prejuízos nos quesitos afetados foram causados por uma falha no caminhão de som e, por isso, não deveriam ter sido considerados na contagem de pontos.

Veja as fotos

Foto: Dhavid Normando/Rio Carnaval
Um dos momentos do desfile da Unidos de Padre MiguelFoto: Dhavid Normando/Rio Carnaval
Foto: Dhavid Normando/Rio Carnaval
Um dos momentos do desfile da Unidos de Padre MiguelFoto: Dhavid Normando/Rio Carnaval
Foto: Ruan Ferreira
Andressa Marinho, rainha de bateria da UPMFoto: Ruan Ferreira
Reprodução: Instagram/Jaqueline Grohalski
Ex-BBB Jaqueline Grohalski, uma das musas da UPMReprodução: Instagram/Jaqueline Grohalski

Caso a Liesa acolha o pedido e decida revisar as notas da Unidos de Padre Miguel, o resultado final da disputa deste ano poderá ser alterado.

A decisão também pode interferir diretamente na composição do Grupo Especial, que atualmente conta com 12 escolas, incluindo a recém promovida Acadêmicos de Niterói, campeã da Série Ouro.

A expectativa é alta nos bastidores do samba, já que um eventual desdobramento favorável à Unidos de Padre Miguel pode evitar o rebaixamento da escola e forçar uma reavaliação sobre o número de agremiações na elite em 2026.

O presidente da Liesa, Gabriel David, afirmou que a escola apresentou o requerimento oficial aceito pela Liga. Ele lembrou também que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2018 com o Ministério Público, que impede a interferência nos resultados sob pena de multa de 750 mil reais.

Porém, Gabriel sinalizou que pretende dialogar com o MP para avaliar as possibilidades legais.

No encontro, a Unidos de Padre Miguel poderá apresentar suas alegações. Caberá aos presidentes das outras escolas decidir os próximos passos.

A escola levou para a Sapucaí o enredo “Egbé Iya Nassô”, exaltando a trajetória de Iyá Nassô e o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, reconhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em atividade no país.

O portal LeoDias tenta contato com a Diretoria de Comunicação da Liesa para mais informações sobre o resultado da sessão plenária. Detalhes serão comunicados em breve.



Fonte: Portal LEODIAS

BBB 26: Juliano Floss chora e briga com Pedro por causa de Marina Sena

No BBB26, Juliano Floss se estressou com Pedro, após ver que o vendedor ambulante derrubou própolis no casaco do influenciador. A roupa, segundo Floss,...

Vasco recebe o Nova Iguaçu para se manter 100% no Campeonato Carioca

Depois de vencer no primeiro jogo do Campeonato Carioca, o Vasco busca manter-se com 100% de aproveitamento. O Cruzmaltino recebe neste domingo (18), às...

Datas para olhar o céu: desfile planetário, meteoro e eclipse no calendário

O ano promete ser especial para quem gosta de observar o céu. Ao longo dos próximos meses, será possível acompanhar chuvas de meteoros, eclipses,...