Ronnie Von foi internado com pneumonia; especialista alerta para riscos em idosos

O cantor, compositor e apresentador Ronnie Von revelou algo que, até então, não tinha exposto publicamente: ele viveu uma experiência de quase morte ao ficar 10 dias internado na UTI em decorrência de um quadro de pneumonia. A declaração foi dada nesta quarta-feira (26/3), em um evento sobre saúde realizado na Capital de São Paulo.

O pneumologista José Luiz de Jesus, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), explicou ao portal LeoDias que pessoas com mais de 70 anos têm maior risco de contrair pneumonia por causa da baixa eficácia de seus mecanismos de defesa.

“Essas pessoas também têm maior risco de desenvolver formas graves da doença. Além disso, pacientes com doenças crônicas pulmonares, cardíacas, renais, diabéticos, tabagistas, etilistas e pessoas com condições imunossupressoras também possuem risco aumentado”.

Veja as fotos

Reprodução: YouTube/Ronnie Von
O cantor também apresenta o programa “Companhia Certa”Reprodução: YouTube/Ronnie Von
Reprodução: Instagram/Ronnie Von
Ronnie VonReprodução: Instagram/Ronnie Von
Divulgação
Vinil de Ronnie Von, de 1966Divulgação
Reprodução: Instagram/Ronnie Von
Ronnie VonReprodução: Instagram/Ronnie Von

O especialista salientou que, normalmente, a pneumonia vem acompanhada de sintomas, como tosse, expectoração, febre, mal estar, falta de ar, falta de apetite e indisposição.

“Trata-se de uma doença infecciosa, causada por microrganismos como bactérias, vírus e fungos. O tratamento é voltado para o combate do agente causador. Por exemplo, no caso das pneumonias bacterianas, usamos antibióticos”, explicou.

Para prevenir a doença, o especialista recomenda a aplicação das vacinas pneumocócicas 13 e 23, disponíveis em clínicas especializadas.

É preciso também manter hábitos saudáveis, evitando hábitos como o fumo e ingestão excessiva de álcool; se hidratar bem; ter uma alimentação adequada e boas noites de sono.

Além disso, segundo o especialista, é mito que a pneumonia seja contraída em situações como: pegar vento sem camisa, abrir a geladeira após um banho quente, andar descalço, pegar chuva ou entrar com o corpo quente e suado em ambiente refrigerado.

“A pneumonia é uma patologia causada por microrganismos e nenhuma dessas situações apresenta relação direta com a doença”.

Outra crença popular comum é a que diz que gripes mal curadas podem virar pneumonia. “Nesse caso, o que acontece é que a infecção viral das vias aéreas cria um ambiente propício ao desenvolvimento das bactérias. Desse modo, pneumonia bacteriana é uma complicação frequente de viroses respiratórias. Principalmente naqueles pacientes com fatores de risco”, concluiu o pneumologista.

Aos 80 anos de idade, Ronnie Von contou como é importante o diagnóstico na fase inicial: “Homem nenhum vai ao médico, não faz exames periódicos e medicina preventiva. Mas a minha mulher me levou para o hospital. Fiz testes e estava com H1N1”, contou. A gripe complicou para uma pneumonia, o que levou o apresentador e cantor a ser internado.



Fonte: Portal LEODIAS

Preso o colono que matou esposa com tiro de espingarda na nuca, no Bujari

Justiça decreta prisão de acusado de assassinar a esposa O colono Gilberto da Cruz Ribeiro, de 50 anos, que matou a esposa Josié Silva da...

Heloísa Perissé publica 1ª foto com a namorada após assumir romance

Heloísa Perissé decidiu dar um passo a mais na vida pública ao compartilhar, pela primeira vez, fotos ao lado da namorada, a diretora Letícia...

Saiba onde assistir Barcelona x Atlético de Madrid pelo Espanhol

Nesta terça-feira (2/11), às 17h (de Brasília), Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo será disputado...