Saiba quais são os benefícios da beterraba e se pode comer todo dia

Um dos vegetais mais comuns na mesa do brasileiro, a beterraba é também uma opção cheia de nutrientes e benefícios para a saúde. O tubérculo é rico em vitamina A, betalaínas, carotenoides e flavonoides, fibras, potássio, ferro, vitamina C e ácido fólico, e pode ser consumido cru, cozido ou em sucos.

As folhas da beterraba também são comestíveis e podem ser usadas em refogados e sopas. A recomendação é que um adulto coma de 100 a 150 gramas de beterraba por dia — o equivalente a uma unidade média.

“Comer beterraba todos os dias pode ser saudável, desde que faça parte de uma dieta balanceada e variada”, explicou o nutricionista Ricardo Antonow, que atende em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Apesar de o consumo diário ser considerado saudável, um efeito colateral comum é a coloração vermelha ou rosa na urina ou nas fezes. A reação é inofensiva e não indica problemas de saúde.


Benefícios da beterraba

  • Desentoxica o fígado, por ter substâncias que combatem os radicais livres e a inflamação.
  • Melhora o desempenho físico, já que é rica em nitratos, que se convertem em óxido nítrico e ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo e diminuindo a pressão arterial.
  • Aumenta a saciedade, uma vez que tem muitas fibras. As substâncias ajudam a regular os níveis de açúcar e evitam picos de glicose.

Crua ou cozida?

A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras, mas a versão crua é a que tem mais nutrientes — algumas vitaminas e minerais, como a vitamina C, se perdem durante o cozimento.

“O cozimento em altas temperaturas e por períodos prolongados pode diminuir a quantidade de antioxidantes, fibras e vitamina C. Por isso, o cozimento rápido é o mais indicado”, recomenda o professor Leandro Rodrigues da Cunha, do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Mão cortando uma beterraba em rodelas
Beterraba contribui para a abertura dos vasos sanguíneos

Uma boa opção é optar pelo suco de beterraba, que é usado frequentemente por atletas: a bebida concentra maior quantidade do tubérculo, aumentando a quantidade de nitrato e melhorando a capacidade esportiva.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Veja as seleções que podem garantir vaga na Copa neste domingo (16)

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 estão na reta final com vários países ainda sonhando com uma vaga na competição intercontinental....

Pressão pode afetar o desempenho sexual? Especialista responde ao Dr. Kalil

A saúde sexual masculina é influenciada tanto por aspectos físicos quanto emocionais, sendo fundamental identificar a origem do problema para um tratamento adequado. Em...

Ministros de dezenas de países chegam a Belém para tentar destravar COP30

Ministros de Estado de dezenas de países chegarão a Belém nesta semana para ajudar a destravar a pauta da COP30, que terminou a última...