Ícone do site O SERINGAL

Saque-aniversário do FGTS: quem não foi demitido pode receber? Entenda

saque-aniversario-do-fgts:-quem-nao-foi-demitido-pode-receber?-entenda

Saque-aniversário do FGTS: quem não foi demitido pode receber? Entenda

Começa nesta quinta-feira (6/3) o saque extraordinário dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem optou pelo saque-aniversário e foi demitido entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025.

Mas surge a dúvida: quem não foi demitido nesse período poderá receber? A resposta é não. O benefício só é válido para trabalhadores que optaram pela modalidade do saque-aniversário e que foram demitidos até a última sexta-feira (28/2), quando foi publicada a medida provisória (MP) que autorizou a liberação.

Quem tiver optado pelo saque no mês de aniversário, mas não tiver sido demitido no período, não terá valores a receber.

Além disso, a partir de março deste ano, o trabalhador que seguir optando pelo saque-aniversário e for demitido não poderá usufruir da medida. Ou seja, continuará a receber um valor no mês de aniversário, mas seu saldo seguirá retido em caso de demissão, podendo sacar apenas a multa rescisória. Isso porque essa liberação que ocorre agora é temporária e não muda em nada as regras vigentes.


Entenda


Todos os trabalhadores que estavam na modalidade do saque-aniversário quando foram demitidos receberão. Isso inclui:

Os valores serão liberados nos casos em que a rescisão contratual tenha ocorrido pelos seguintes motivos:

Atualmente, 37 milhões de trabalhadores com conta ativa no FGTS optaram pelo saque-aniversário, e 25 milhões usaram seu saldo como garantia em operações de crédito para antecipação do saque. O FGTS abrange um total de 134 milhões de trabalhadores.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile