SC: com apenas uma cova de cemitério disponível, cidade entra em colapso

A Prefeitura de Tijucas, cidade localizada na Grande Florianópolis (SC), decretou situação de emergência no Cemitério Municipal em razão da falta de vagas no local, na última quarta-feira (26).

Segundo o a prefeitura, a medida para o Cemitério Municipal do Bairro Praça foi adotada diante da redução significativa de vagas para novos sepultamentos, o que exigiu ações para garantir a continuidade dos serviços funerários na cidade.

O decreto nº 2529 considera que o Cemitério Municipal localizado no bairro Praça encontra-se em situação de colapso, onde resta apenas uma vaga para sepultamentos, fato que inviabiliza a continuidade do serviço funerário na cidade.

De acordo com o decreto, o município também não possui capacidade técnica e operacional imediata para solucionar a crise no local, o que torna “indispensável a adoção de medidas emergenciais para evitar a interrupção dos serviços funerários”, em Tijucas (SC).

O decreto destaca que a situação de emergência no local tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, caso haja a apresentação de um relatório técnico que “demonstre a permanência das condições que justificaram a decretação da situação”.

A prefeitura também concedeu a permissão para administrar o local sem a necessidade de processos licitatórios. No entanto, o órgão estabeleceu obrigações a serem cumpridas pela empresa permissionária, sendo elas:

  • Realizar cadastramento e recadastramento de todos os sepultados e dos responsáveis pelos jazigos;
  • Notificar as famílias sobre a necessidade de exumação e remoção de restos mortais, observando a legislação vigente;
  • Gerenciar a logística e operação do cemitério, assegurando eficiência, organização e transparência nos serviços prestados;
  • Manter registro atualizado e informatizado de todas as sepulturas e ocorrências, permitindo consulta pública;
  • Garantir atendimento humanizado e digno às famílias enlutadas, assegurando respeito e sensibilidade nos procedimentos adotados.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em SC: com apenas uma cova de cemitério disponível, cidade entra em colapso no site CNN Brasil.

“O Agente Secreto” será exibido na abertura do Festival de Brasília

O filme nacional “O Agente Secreto” ganhou uma nova data de exibição: 12 de setembro, na abertura da 60ª edição do Festival de Brasília. A...

Brasileiros acreditam que vão viver até os 80 anos, mostra pesquisa

Os brasileiros acreditam que vão viver até os 80 anos, um resultado acima da média global de 78 anos e acima da expectativa de...

Câncer colorretal: como diminuir o risco da doença

Cada vez mais casos de câncer colorretal estão sendo encontrados em adultos com menos de 50 anos, e uma nova série de pesquisas sugere...