Secretário indica que EUA adiarão tarifas sobre madeira do Canadá até abril

O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, confirmou no domingo (9) que as tarifas de 25% prometidas pelo presidente Donald Trump sobre importações de aço e alumínio entrarão em vigor conforme planejado na quarta-feira (12), mas indicou que as tarifas sobre laticínios e madeira canadenses esperarão até 2 de abril.

Isso parece marcar mais uma reviravolta nos anúncios comerciais de Trump na semana passada: quando o presidente anunciou as tarifas sobre laticínios e madeira na sexta-feira (7), ele disse que elas poderiam ser impostas já naquela noite, “ou esperaremos até segunda ou terça-feira”.

Mas quando questionado especificamente sobre as medidas sobre laticínios e madeira no “Meet the Press” da NBC no domingo, Lutnick sugeriu que o cronograma foi estendido.

“O Canadá deveria ter um acordo de livre comércio conosco; 250% sobre laticínios — é ultrajante. E você sabe que o presidente vai responder a isso. Mas ele concordou em não responder até 2 de abril”, Lutnick disse a Kristin Welker da NBC.

2 de abril também é a data que Trump definiu para suspender uma pausa nas tarifas para muitos outros produtos do Canadá e do México.

Dor para os consumidores

O secretário de comércio e principal conselheiro de Trump reconheceu que os consumidores americanos podem ver os preços subirem em “alguns produtos” como resultado da política comercial do presidente.

“Os produtos estrangeiros podem ficar um pouco mais caros. Mas os produtos americanos vão ficar mais baratos, e você vai ajudar os americanos comprando produtos americanos”, disse Lutnick.

Os CEOs da Target e da Best Buy alertaram que os preços podem aumentar rapidamente.

Lutnick também afirmou enfaticamente que “não há chance” de uma recessão.

“Não haverá recessão na América”, disse ele.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário indica que EUA adiarão tarifas sobre madeira do Canadá até abril no site CNN Brasil.

Novo Audi A5 tem “teto inteligente” e 272 cv para rivalizar com BMW

A Audi lança no Brasil o sucessor do A4, que passa a se chamar A5. O sedã executivo é rival histórico de BMW Série...

Quem é o maquiador que se transforma em celebridades nas Semanas de Moda

Durante os desfiles de alta-costura Outono-Inverno 2025 em Paris, Morticia Addams — a sinistra e elegante matriarca da franquia “A Família Addams” — pode...

Como a economia brasileira deve ser afetada com o tarifaço de Trump?

O aumento nas tarifas de importação anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para produtos brasileiros pode ter um impacto significativo na economia...