Senador apresenta projeto que propõe penas mais leves a condenados pelo 8/1

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou neste sábado (22) um projeto de lei para estabelecer um teto de 12 anos de prisão para condenados pelos atos de 8 de janeiro que não tenham liderado ou financiado as invasões.

A proposta, segundo o senador, busca evitar penas excessivas para réus com menor grau de participação.

Um exemplo seria o caso de Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes votou para condená-la a 14 anos de prisão. Se o projeto for aprovado, sentenças desse tipo teriam de ser reduzidas.

O projeto também prevê que o crime de abolição do Estado Democrático de Direito, quando cometido para derrubar o governo eleito, seja absorvido pelo crime de golpe de Estado, impedindo a soma das penas. Com isso, a punição passaria de oito para quatro anos de reclusão.

Vieira argumenta que há uma “grave distorção” nas condenações, com pessoas que desempenharam papéis distintos recebendo penas semelhantes.

“Entendo que as decisões do Supremo sobre os atos golpistas carregam uma série de problemas e abusos, que são a ausência ou insuficiência de individualização das condutas dos réus, a duplicidade de pena pelo mesmo fato concreto e a não diferenciação entre réus que praticaram crimes dentro de um contexto de multidão e réus que planejaram e/ou financiaram toda a ação criminosa”, disse o senador à CNN.

A limitação nas penas, no entanto, não se aplicaria a lideranças ou financiadores dos atos, o que impediria, por exemplo, que o ex-presidente Jair Bolsonaro fosse beneficiado caso seja condenado.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, na denúncia apresentada ao STF, Bolsonaro integrava “o núcleo crucial” da suposta tentativa de golpe.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senador apresenta projeto que propõe penas mais leves a condenados pelo 8/1 no site CNN Brasil.

Confira todos os resultados da 10ª rodada do Paulistão A2 2026

O Paulistão Série A2 Rivalo 2026 movimentou a tabela neste sábado (14/2), com jogos decisivos pela briga pelo G-8; confira Fonte: Metrópoles

Paulistão A2: São José vence Água Santa e entra no G4

São José EC derrotou o Água Santa por 1 x 0 neste sábado à noite (14/2), no Estádio Municipal Martins Pereira Fonte: Metrópoles

Cruzeiro vence URT e avança como líder do grupo no Campeonato Mineiro

Os gols foram marcados por Kaio Jorge e Arroyo. Mateus Peloggia descontou. Raposa avança como líder da Chave C, com 15 pontos Fonte: Metrópoles