Senadora apresenta voto de repúdio a clube paraguaio após caso de racismo

A senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão de Esporte do Senado, deve protocolar um voto de repúdio ao Clube de Futebol Cerro Porteño e sua torcida pelos atos de racismo dirigidos aos atletas Figueiredo, Luighi e demais jogadores da equipe sub-20 do Palmeiras.

Os atletas foram alvos de ofensas racistas durante a partida entre o Palmeiras e o Cerro Porteño pela Libertadores Sub-20 no jogo da última quinta-feira (6), no Paraguai. Os jogadores brasileiros foram chamados de macacos pelos torcedores presentes no estádio.

No requerimento, que deve ser protocolado e incluído na pauta do colegiado, Leila afirma que as ofensas demonstram “a situação vexatória e anti-esportiva manifestada pelos torcedores do clube paraguaio, que cuspiram e simularam macacos, além de outros gestos racistas dirigidos aos jogadores brasileiros do Palmeiras”.

“Atos de racismo tem sido frequentes em jogos do Clube Cerro Porteño, o que representa um padrão inaceitável frente aos valores que devem sustentar o esporte”, escreveu Leila no requerimento.

Segundo a equipe da senadora, o voto de repúdio deve ser analisado na próxima semana. Se aprovado, será enviado oficialmente ao Cerro Porteño.

Outras manifestações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou apoio ao jogador Luighi, do Palmeiras, nesta sexta-feira (7), e cobrou uma ação da FIFA, Conmebol e CBF sobre o caso de racismo sofrido pelo atleta na última quinta.

“O mundo não pode mais tolerar esse tipo de violência, que fere a dignidade e a esperança da nossa juventude. A FIFA, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a CBF precisam agir e que os culpados sejam exemplarmente responsabilizados”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

Além do presidente Lula, os ministérios do Esporte e da Igualdade Racial se manifestaram oficialmente sobre o acontecimento com os jogadores do Palmeiras. O governo informou que vai pedir à Conmebol uma “investigação rigorosa” do ocorrido.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senadora apresenta voto de repúdio a clube paraguaio após caso de racismo no site CNN Brasil.


Fonte: CNN

Jogador do Vasco importado do RJ é indiciado por estupro de jovem em Rio Branco

O jogador do Vasco da Gama do Acre, Erick Luiz Serpa Santos foi indiciado pelo estupro de uma jovem, em Rio Branco. O procedimento de...

Hulk celebra primeiro hat-trick pelo Atlético-MG: “Foi diferente”

Principal nome do Atlético-MG, Hulk marcou três vezes na vitória do Galo sobre o Itabirito pelo Campeonato Mineiro Fonte: Metrópoles

Neymar joga? Confira os relacionados do Santos contra o Velo Clube

Santos encara o Velo Clube neste domingo (15/2), às 20h30, pelo Campeonato Paulista. Peixe luta por classificação para o mata-mata Fonte: Metrópoles
Sair da versão mobile