Sinais Vitais com dr. Kalil: os efeitos da tecnologia na solidão

A era da hiperconectividade está transformando profundamente as relações humanas, segundo a psicóloga Dorli Kamkhag, da Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista ao programa CNN Sinais Vitais, com doutor Roberto Kalil, a especialista compartilhou observações preocupantes sobre o comportamento de pacientes na era digital.

Kamkhag relata ser cada vez mais comum ver pacientes entrando em consulta com o celular em mãos, muitas vezes alegando estar esperando “um telefonema urgente”. “Então ele não está ali”, lamenta a psicóloga, destacando como a presença constante dos dispositivos eletrônicos afeta a qualidade da interação terapêutica.

O impacto nas relações interpessoais

A especialista enfatiza que as mudanças nos últimos anos têm sido significativas, afetando não apenas as consultas, mas as relações em geral. “Para muito pior”, avalia Kamkhag, referindo-se à qualidade dos relacionamentos na era digital.

Um dos aspectos mais preocupantes apontados pela psicóloga é a forma como as pessoas estão interpretando as interações online. “Muitas vezes alguém me traz uma consulta, “olha o que ele me falou” e daí ela não diz, ela não está aqui comigo, ela está me mostrando numa tela o que o cara escreveu”, exemplifica Kamkhag.

A nova linguagem digital e seus desafios

A psicóloga destaca como os pacientes estão se “nutrindo dos emojis”, buscando significado em cada detalhe das mensagens digitais. “Mas ele mandou três corações, mas ele mandou um beijinho”, ilustra Kamkhag, evidenciando a complexidade das interpretações nas comunicações virtuais.

Esta nova dinâmica, segundo a especialista, está criando um “vazio de solidão” nas relações. Kamkhag alerta que, mesmo quando as pessoas acreditam estar se conectando por meio das mensagens digitais, na verdade estão se deixando em um vazio emocional, contribuindo para um sentimento crescente de solidão.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sinais Vitais com dr. Kalil: os efeitos da tecnologia na solidão no site CNN Brasil.

Por que algumas pessoas com autismo andam de forma diferente?

*O artigo foi escrito pela professora de Psicologia Clínica Nicole Rinehart, pela pesquisadora Chloe Emonson e pela Neuropsicóloga Clínica Ebony Renee Lindor, todas da...

Estudo explica como sopas aliviam sintomas de gripes e resfriados

*O artigo foi escrito por Sandra Lucas, professora sênior na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Oeste da Escócia, e publicado na...

Secretário do Tesouro dos EUA foi contra Trump sobre saída de Powell do Fed

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, expôs reservadamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as razões pelas quais ele acreditava que o republicano...