STF abre julgamento sobre porte ilegal de arma de Carla Zambelli

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, nesta sexta-feira (21), em plenário virtual, o caso no qual a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se tornou ré por porte ilegal de arma.

Os magistrados têm até a próxima sexta-feira (28) para o registro de voto. Essa etapa do julgamento decide se Zambelli será condenada ou absolvida.

Em caso de condenação, os ministros propõem uma pena, que pode ser questionada em recurso pela parlamentar. Se for absolvida, o caso será arquivado.

No plenário virtual, os magistrados vão analisar dois pontos da denúncia enviada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Primeiramente, o porte ilegal de arma de fogo em si, que tem pena de até 4 anos de reclusão. Os ministros deverão discutir também se ela cometeu o crime de constrangimento ilegal com emprego de arma, que pode ser punível com multa ou até um ano de reclusão.

A PGR solicitou que a deputada perca o porte de arma e pague R$ 100 mil em danos morais.

Relembre o caso

No dia anterior do segundo turno das eleições de 2022, Zambelli perseguiu um homem em São Paulo com uma arma de fogo empunhada.

Vídeos do momento começaram a circular as redes sociais. A deputada, então, postou uma gravação e alegou que um grupo de homens teria tentado intimidá-la, sendo empurrada no chão por um deles.

Segundo ela, a arma foi apontada para deter os homens até a chegada dos policiais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF abre julgamento sobre porte ilegal de arma de Carla Zambelli no site CNN Brasil.

“Tremembé”: mulher de Daniel Cravinhos revela se ele deu detalhes do crime

A biomédica Carolina Andrade, mulher do ex-detento Daniel Cravinhos, 49, revelou se ele deu detalhes do crime cometido contra os pais da ex-namorada Suzane...

Maya Massafera tem infecção após tirar ossos do rosto: “Não paro de chorar”

A influenciadora Maya Massafera, 45,  revelou que teve uma infecção após a cirurgia de retirada de ossos de seu rosto. Em seu vlog, ela contou...

Juízes da Suprema Corte dos EUA mostram ceticismo sobre tarifas de Trump

Juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos mostraram ceticismo sobre a legalidade das tarifas do “Dia da Libertação” do presidente Donald Trump, no primeiro...