STF decidirá nesta quarta-feira (26/3) se Bolsonaro e outros acusados serão réus

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (25/3) o julgamento para decidir se aceita a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A sessão foi marcada por intensos debates e questionamentos processuais. A decisão final foi adiada para esta quarta-feira (26/3). 

Durante a sessão, a Primeira Turma do STF ouviu o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e as defesas dos acusados. Seis questionamentos processuais apresentados pelos advogados foram rejeitados. 

Veja as fotos

Reprodução: YouTube/TV Justiça
Alexandre de Moraes foi o relatorReprodução: YouTube/TV Justiça
Reprodução: YouTube/TV Justiça
Bolsonaro no julgamento, acompanhado de advogado e políticos apoiadoresReprodução: YouTube/TV Justiça
Reprodução: LeoDias TV
Jair Messias BolsonaroReprodução: LeoDias TV

O ex-presidente Bolsonaro compareceu pessoalmente ao plenário para acompanhar o julgamento. Seu advogado, Celso Vilardi, afirmou que “não se achou absolutamente nada” contra ele.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que Bolsonaro e seus aliados teriam participado de uma trama para manter o ex-presidente no poder após sua derrota nas eleições de 2022. As acusações incluem crimes como tentativa violenta de abolir o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão sobre tornar ou não os acusados réus será tomada por maioria simples. Se a denúncia for aceita, Bolsonaro e os demais serão réus e, assim, vão responder a uma ação penal.

Nesta quarta-feira (26/3), os ministros deverão analisar o mérito da denúncia e decidir sobre a abertura da ação penal contra os acusados.



Fonte: Portal LEODIAS

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...