STF retoma julgamento sobre legalidade revista íntima em presídios

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quinta-feira (27), o julgamento sobre a constitucionalidade da revista íntima para visitantes em presídios. O placar está 2 x 1 para considerar a pratica irregular. O tema havia sido debatido no plenário pela última vez em fevereiro.

Os votos são do relator, Edson Fachin, e do ministro Alexandre Moraes. Rosa Weber havia se manifestado no caso, alinhada com Fachin, e mesmo aposentada o voto dela permanece.

Assim, o ministro Flávio Dino, que ocupou a cadeira dela, não irá votar nesse tema.

O relator se manifestou contra as revistas, que considerou vexatórias, e propôs dar poder à prisão para vedar a visita em caso de “indício robusto” de alguém tentando entrar com item ilícito, como drogas e armas.

Fachin também indicou 24 meses para instalação de scanners, raio-x e detectores de metais em todas as penitenciárias do país.

Moraes, no entanto, divergiu e falou em rebelião. “Se em qualquer suspeita vai cancelar a visita, vamos estar gerando uma proibição geral, até que sejam instalados scanners e, ao gerar uma proibição quase geral, vamos gerar uma sequência de rebeliões”.

Flávio Dino ainda não registrou o voto, mas sugeriu um meio caminho para continuar com as revistas até a instalação dos equipamentos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF retoma julgamento sobre legalidade revista íntima em presídios no site CNN Brasil.

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...