STF tem maioria pela condenação de Zambelli por porte ilegal de armas

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Relator do processo, Gilmar Mendes quer a pena seja 5 anos e 3 meses de prisão para a parlamentar. O decano havia sido acompanhado por Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, antes de Nunes Marques pedir vista.

O requerimento por vista deveria paralisar o julgamento, mas os ministros Cristiano Zanin e Dias Toffoli computaram o voto antecipadamente, o que formou a maioria.

Apesar disso, o processo só acaba quando todos os ministros votarem, porque há a possibilidade de um magistrado pedir destaque e levar o caso ao plenário físico, onde todos os votos zeram e o placar recomeça.

Relembre

Em agosto de 2023, o STF tornou Zambelli ré por ter perseguido, de arma em punho, um homem que considerou apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O caso aconteceu na véspera do segundo turno das eleições de 2022, pelas ruas dos Jardins, bairro nobre de São Paulo.

Vídeos do momento começaram a circular nas redes sociais. Zambelli, então, postou uma gravação e alegou que um grupo de homens teria tentado intimidá-la, e afirmou que foi empurrada no chão por um deles.

Segundo ela, a arma foi apontada para deter os homens até a chegada dos policiais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF tem maioria pela condenação de Zambelli por porte ilegal de armas no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

“Não havia qualquer prova”, diz Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou, nesta quinta-feira (27), o pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação por fraude no...

Chá de folha de graviola: nutricionistas explicam benefícios da bebida

Originária do Caribe e da América Central, a graviola é uma fruta nutritiva e com sabor doce e levemente ácido. As folhas do pé...

Obesidade monogênica: doença rara tem consequências para além do peso

A obesidade costuma ser uma doença multifatorial, com causas que envolvem desde tendências genéticas até o comportamento. No entanto, uma forma rara da condição,...