Suplemento de BCAA pode ajudar na dor pós-academia? Nutris explicam

A pior parte de começar na academia – ou voltar depois de um tempo parado – são as dores musculares que aparecem no dia seguinte ao treino. Para aliviar o desconforto, muitos recorrem ao BCAA, um suplemento popular entre praticantes de exercícios. Mas será que ele realmente ajuda na recuperação muscular?

O BCAA é um conjunto de três aminoácidos – leucina, isoleucina e valina – que o corpo não produz e precisa obter por meio da alimentação ou suplementação. Ele é associado à recuperação muscular e à redução da dor pós-treino, mas os estudos sobre sua eficácia ainda são inconclusivos.

O que dizem os especialistas?

O nutricionista Lucas Alves Deienno, da clínica CliNutri, em São Paulo, explica que o consumo do suplemento pode reduzir a percepção de dor e auxiliar na recuperação, mas seus efeitos são menores do que os das proteínas completas.

“O BCAA contém apenas três dos nove aminoácidos essenciais, enquanto alimentos como carnes, ovos, peixes e suplementos proteicos, como whey protein, oferecem todos os aminoácidos necessários para uma recuperação muscular eficiente”, afirma.

A nutricionista esportiva Letícia Lenzi, da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú, destaca que, apesar da falta de consenso científico, muitos atletas relatam benefícios práticos com o uso do suplemento.

“O BCAA auxilia na reconstrução muscular e pode reduzir o catabolismo. No entanto, seus efeitos são potencializados quando combinados com uma boa alimentação, hidratação adequada e descanso de qualidade”, explica.

Embora seja mais indicado para atletas de alto rendimento ou pessoas que fazem treinos intensos, há uma alternativa mais eficiente: “Hoje existe o suplemento EAA9, que contém todos os nove aminoácidos essenciais e pode ser mais vantajoso para a recuperação muscular”, aponta Deienno.


Como consumir o BCAA?

  • O BCAA pode ser consumido em forma de pó, cápsulas ou misturado com bebidas.
  • Pode ser tomado antes, durante ou após os exercícios.
  • O BCAA pode ser encontrado em alimentos como carnes, peixes, frango, peru e ovos.
  • Embora o BCAA seja seguro para a maioria das pessoas, o consumo excessivo pode sobrecarregar o funcionamento dos rins e fígado.

Vale a pena suplementar?

Outro aspecto é a resposta individual ao suplemento. Lenzi explica que o BCAA pode ser mais útil para quem sente queda de rendimento durante treinos longos.

“Ao contrário de outros aminoácidos, ele é metabolizado diretamente no músculo e pode contribuir para a produção de energia, ajudando a reduzir a fadiga”, afirma. Além disso, a leucina estimula a síntese proteica e pode favorecer o ganho de massa muscular.

Apesar dos possíveis benefícios, o consumo exagerado do suplemento pode trazer riscos. “O excesso de BCAA pode sobrecarregar os rins e o fígado, especialmente em indivíduos com predisposição a problemas nesses órgãos”, alerta Deienno.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Após término, Hariany Almeida se joga em retiro espiritual

Meses atrás, o fim do relacionamento da ex-BBB Hariany Almeida com o cantor Matheus Vargas deu o que falar e a ex-BBB decidiu se...

Mc Daniel se exercita na orla carioca, ao lado de seguranças

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio, MC Daniel foi visto correndo na orla carioca, acompanhado de seus seguranças. Usando fone de ouvido e...

Vídeo mostra estado de mansão de Ana Hickmann quase dois anos após divórcio polêmico

Um vídeo obtido com exclusividade pelo portal LeoDias, mostra o estado em que se encontra a famosa mansão da apresentadora Ana Hickmann, localizada em...