Surto de sarampo nos EUA: homem não vacinado é a 2ª pessoa a morrer

Os Estados Unidos confirmaram a segunda morte por sarampo em mais de uma década. Testes de laboratório comprovaram que um morador do Novo México, que faleceu recentemente, estava com a doença, segundo informou o Departamento de Saúde estadual nessa quinta-feira (6/3).

O paciente, um adulto que não havia sido vacinado, não chegou a procurar atendimento médico antes de morrer. De acordo com David Morgan, diretor de informações públicas do Departamento de Saúde do Novo México, essa foi a primeira morte por sarampo registrada no estado em mais de 40 anos.

Com o caso, o número de infecções por sarampo no Condado de Lea, onde a vítima morava, subiu para dez. A região faz divisa com o Condado de Gaines, no Texas, que já registrou mais de 100 casos e a morte de uma criança não vacinada.

Casos em alta nos EUA

Até 27 de fevereiro, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA haviam registrado 164 casos de sarampo em nove estados: Alasca, Califórnia, Geórgia, Kentucky, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Rhode Island e Texas.

No Novo México, os dez casos confirmados incluem seis adultos e quatro crianças. As autoridades confirmaram que sete dessas pessoas não haviam sido vacinadas, enquanto o histórico de imunização das outras três segue em investigação.

O porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Andrew Nixon, afirmou que o CDC continua monitorando de perto a situação e mantendo contato com as autoridades estaduais. “O CDC recomenda a vacinação como a melhor forma de proteção contra o sarampo”, reforçou.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo ar, que atinge principalmente as crianças menores de 5 anos de idade. A vacinação é a principal forma de prevenir a doença, mas as baixas taxas de imunização preocupam autoridades internacionais.

A transmissão do vírus ocorre quando um indivíduo infectado tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Os principais sintomas são:

  • Febre alta;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Congestão nasal;
  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Tosse;
  • Erupção cutânea.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Avião com 55 passageiros faz pouso de emergência em praia na Somália

Na Somália, um avião com 55 passageiros saiu da pista do Aeroporto Internacional Aden Adde na terça (10) e fez um pouso de emergência...

Itamaraty contabiliza ao menos 22 brasileiros mortos na Guerra da Ucrânia

O Itamaraty contabiliza, até a noite desta terça-feira (10), registros de ao menos 22 brasileiros mortos e 45 desaparecidos na guerra entre Rússia e...

Veja famosos brasileiros citados nos arquivos Epstein

O caso Epstein envolve o empresário Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado, que morreu em 2019, e foi acusado de comandar, ao lado de Ghislaine...