Tarifas de Trump sobre China, México e Canadá entram em vigor

As tarifas gerais de 25% do presidente Donald Trump sobre o México e o Canadá entraram em vigor nesta terça-feira (4), uma ação que visa colocar os principais parceiros comerciais dos Estados Unidos na defensiva.

Trump também dobrou a tarifa sobre todas as importações chinesas de 10% para 20%. Essas taxas se somam às tarifas existentes sobre centenas de bilhões em produtos chineses.

“Embora o presidente Trump tenha dado ao Canadá e ao México ampla oportunidade de conter a perigosa atividade de cartéis e a entrada de drogas letais no nosso país, eles falharam em lidar adequadamente com a situação”, disse uma declaração divulgada pela Casa Branca pouco antes das tarifas entrarem em vigor.

As tarifas chegam em um momento em que a inflação continua problemática. Os americanos e a economia dos EUA estão em terreno instável, como evidenciado por dados recentes.

As tarifas ameaçam aumentar os preços de produtos importados das três nações, que coletivamente enviaram US$ 1,4 trilhão em bens para os EUA no ano passado, segundo dados do Departamento de Comércio.

Isso representa mais de 40% do valor de todos os bens que os EUA importaram no ano passado.

Os únicos produtos que não enfrentarão uma tarifa de 25% do Canadá são itens relacionados à energia, como petróleo bruto, um dos principais produtos que os EUA importam de lá. Em vez disso, eles enfrentarão uma tarifa de 10%.

Produtos frescos, carros e peças de automóveis e eletrônicos, incluindo telefones e computadores, estão entre os principais produtos que os Estados Unidos importam do México, Canadá e China, que agora enfrentarão tarifas entre 20% e 25%.

*Em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump sobre China, México e Canadá entram em vigor no site CNN Brasil.

Concursados do IDAF, agrônomos, veterinários, engenheiros e técnicos apelam a Gladson: “injusto não chamar a gente”

Aprovados em concurso do Idaf (Instituto de Defesa Agroflorestal do Acre) em 2020, 496  técnicos agrícolas, engenheiros florestais,  agrônomos e médicos veterinários pressionam políticos...

PF diz que Bolsonaro relatou “boa adaptação” em cela da Papudinha

A PF (Polícia Federal) afirmou em um laudo médico divulgado nesta sexta-feira (6) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (Pl) relatou uma “boa adaptação” na...

Faturamento da indústria fica estagnado em 2025, aponta CNI

O faturamento da indústria de transformação terminou 2025 com variação de 0,1% em relação a 2024, consolidando um quadro de estabilidade. Os dados estão...