Tem pressão alta? Saiba quais chás devem ser evitados por hipertensos

Os chás fazem parte da rotina de muitas pessoas mas, apesar de parecerem inofensivos, algumas ervas podem representar riscos para quem tem hipertensão. Especialistas ouvidos pelo Metrópoles alertam que alguns tipos da bebida podem elevar a pressão arterial ou interferir na ação de medicamentos anti-hipertensivos, exigindo moderação no consumo.

“A hipertensão é a principal causa de doença renal crônica no Brasil e a segunda no mundo. Por isso, pacientes hipertensos devem redobrar os cuidados com a ingestão de bebidas e alimentos”, afirma o nefrologista Raphael Rebello, da clínica Renal Mais, em Brasília.

A nutricionista Thays Pomini explica que bebidas como chá verde e chá preto contêm cafeína, substância que pode causar picos temporários na pressão, especialmente em pessoas sensíveis. Chá mate e chá de gengibre também possuem compostos que podem elevar temporariamente a pressão arterial.

“Outros, como o chá de alcaçuz, não apenas aumentam a pressão, mas também podem reduzir a eficácia de medicamentos”, alerta. O chá, apesar do gosto suave, pode comprometer a eficácia de diuréticos e inibidores da enzima conversora de angiotensina ao promover retenção de sódio e perda de potássio.

O mesmo ocorre com o ginseng, que pode reduzir o efeito de betabloqueadores. A erva-de-São-João também merece cautela, pois pode alterar a metabolização de medicamentos e comprometer o controle da pressão arterial.

Segundo Thays, embora o efeito não seja prolongado na maioria dos casos, hipertensos devem consumir chás com moderação e, se possível, optar por versões descafeinadas. “O ideal é limitar a ingestão a, no máximo, duas xícaras por dia”, recomenda.


Recomendações para o consumo de chás

  • As nutricionistas recomendam limitar o consumo a 2 ou 3 xícaras por dia de chás sem cafeína.
  • Para hipertensos, é importante não ultrapassar essa quantidade e sempre verificar a composição dos chás industrializados.
  • Manter um consumo consistente, evitando variações extremas que possam impactar a pressão arterial.
  • Evitar chás com cafeína próximo ao horário de dormir para não interferir no sono e na regulação da pressão.

Chás seguros para hipertensos

Apesar das restrições, existem opções seguras para quem tem pressão alta. “O chá de camomila, por exemplo, tem efeito calmante e pode ajudar a reduzir o estresse, um fator que influencia na hipertensão”, destaca Thays.

Ela também cita o chá de hibisco, que pode auxiliar na redução leve da pressão arterial, mas deve ser consumido com moderação devido ao efeito diurético. “Chás de hortelã e lavanda são boas alternativas, conhecidos por suas propriedades relaxantes”, acrescenta.

4 imagens

O chá de hortelã é usado para combater problemas digestivos e dores menstruais

O chá de hibisco oferece diversos benefícios à saúde
O chá de valeriana é uma bebida medicinal que pode ajudar a tratar ansiedade, estresse e tensão, e a promover um sono tranquilo
1 de 4

O chá de camomila oferece benefícios que melhoram o sono

Pexels

2 de 4

O chá de hortelã é usado para combater problemas digestivos e dores menstruais

Getty Images

3 de 4

O chá de hibisco oferece diversos benefícios à saúde

Getty Images

4 de 4

O chá de valeriana é uma bebida medicinal que pode ajudar a tratar ansiedade, estresse e tensão, e a promover um sono tranquilo

GettyImages

Já a nutricionista clínica Daniella Medeiros, que atua em Natal, recomenda o chá de erva-cidreira, que ajuda a reduzir o estresse, e o chá de valeriana, um calmante natural sem impacto na pressão arterial.

As profissionais orientam que, para quem tem hipertensão, a melhor escolha é sempre consultar um profissional de saúde antes de introduzir novos chás na rotina. Moderação e atenção a interações medicamentosas são essenciais para manter a pressão sob controle.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Márcio Bittar conhece a Papuda, prisão onde Bolsonaro cumprirá pena

Na tarde desta segunda-feira 17, um grupo de senadores integrantes da comissão de Direitos Humanos do senado visitou o complexo penitenciário da Papuda, em...

Segunda parcela do FPM de dezembro será paga aos municípios nesta 4º feira

Nesta quarta-feira, 19 de novembro, os municípios recebem a segunda parcela do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de...

Ptolomeu contaminada: Gilmar Mendes vê ilegalidades, suspende julgamento de Gladson e exige explicações da PF, Coaf e MPF

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão obrigados a apresentar as circunstâncias pelas quais obtiveram provas contra o governador do Acre, Gladson...